Notícia

Engenheiros da Cientec alertam sobre o caso Ford


Cientec teve papel decisivo em ganho de indenização de R$ 216 milhões para o Estado no caso Ford. Nesta terça-feira, dia 22 de novembro, foi homologado um acordo judicial que resultou na indenização de R$ 216 milhões em favor ao Estado do Rio Grande do Sul referente à desistência da montadora Ford de se instalar no Estado.

O trabalho da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) foi decisivo no êxito deste processo judicial. Por meio de avaliação técnica inicial de sua equipe e, a posteriori, através de laudos periciais da Cientec foi possível provar que a montadora fez uso indevido de incentivos obtidos junto ao governo estadual para fins diversos àqueles inicialmente propostos para instalação da montadora no município de Guaíba-RS. A Fundação foi designada judicialmente pela sua isenção para juntar elementos para esclarecimento dos fatos para balizar a decisão.

A Cientec é uma das fundações que poderá ser extinta caso o PL 246/16 seja aprovado na Assembleia Legislativa. Este é um dos projetos do pacote de medidas para enfrentamento da crise apresentados pelo governador Sartori. Receitas como esta, que são aportadas diretamente ao caixa único do Estado sem se refletir no caixa e indicadores financeiros da fundação, são exemplos do retorno financeiro que promovem, além de outros benefícios que transcendem a avaliação econômica. 

Outros exemplos recentes incluem a identificação de fraude em fertilizantes, que lesava milhares de agricultores, onerando o agronegócio gaúcho em centenas de milhões de reais. Bem como o desenvolvimento de fornos de produção mais sustentáveis de carvão vegetal e análises que permitirão que o Estado duplique a sua capacidade produtiva e exporte para outros países.  

Ao compararmos o montante de recursos que ingressará à vista no caixa do Estado através da indenização no caso Ford com os dados financeiros da Fundação apresentados pelo governo estadual, apenas esta ação da Cientec justificaria o investimento da sociedade na manutenção desta instituição por pelo menos 10 anos.

No dia 11 de dezembro a Cientec completa 74 anos. É um patrimônio importante do nosso estado. Participou dos estudos que resultaram na implantação de dois grandes complexos industriais do Rio Grande do Sul: a Refinaria Alberto Pasqualini e o Pólo Petroquímico de Triunfo. Há anos colabora efetivamente para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado.

Jornalista responsável: Katia Marko/ Associação dos Funcionário da Cientec 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: