CR117 já está disponível para acesso no site

Créditos: CREA-RS

Em sua última edição deste ano, a Conselho em Revista aborda na matéria de capa o empreendedorismo na visão da Engenharia. Como os profissionais podem utilizar a visão holística apreendida nas universidades para explorar novos campos de atuação e mercados. Entre as fontes, o Eng. Civ. Frederico Brider Peixoto, conselheiro do CREA-RS e credenciado como Facilitador Líder do Seminário Empretec do Sebrae/ONU, e também o Eng. Agr. Heitor Pagnan, que relatou o sua experiência empreendedora com a produção de mudas de morango da Patagônia.

Para minimizar poluentes veiculares com a inspeção verde é necessário uma atuação mais efetiva dos governos. O Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso – I/M, previsto no Código de Trânsito Brasileiro de 1997 é regulamentado pela Resolução nº 418 do Conama, determina que é obrigatória em municípios com frota de veículos superior a 3 milhões. Qual a situação dos 497 municípios gaúchos e a responsabilidade do Estado?

Na seção Entrevista, conversamos com o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Eng. Eletricista Murilo Pinheiro, que nos apresentou no que consiste o projeto Engenharia Unida.

Para as Entidades de Classe uma boa notícia. O CREA-RS promoveu dois treinamentos preparatórios à participação do Chamamento Público, que visa firmar parcerias em prol da defesa e da valorização dos profissionais do Estado. Saiba mais na página 19 da revista.

E, em Memória, resgatamos a história de uma das usinas mais antigas em funcionamento no Rio Grande do Sul, a PHC Toca. Ela completou 86 anos de existência neste ano e está localizada no município de São Francisco de Paula. Para contar como foi essa instalação conversamos com os Engenheiros Odilon Francisco Duarte, Camila de Souza, Sérgio de Paula Couto, Ivo Germano Hoffmann e o Técnico em Eletrotécnica Everton Serafim Vieira, .

É uma edição que traz ainda a palavra do presidente, novidades técnicas, eventos, notícias do CREA-RS, a coluna do Conselheiro Federal, entre outras. Deverá estar chegando a partir da próxima semana na casa dos profissionais, mas pode ser feita a leitura on-line em http://www.crea-rs.org.br/site/revista_pageflip/117/magazine-sample/index.html#page/1

Boa leitura!