Inspetoria de Lajeado discute fiscalização de agrotóxicos

Painelistas esclarecem dúvidas sobre fiscalização e exercício profissional. Créditos: CREA-RS

A Inspetoria de Lajeado, por proposição da Comissão de Agronomia, promoveu, na última quarta-feira (07), uma palestra técnica sobre Receituário Agronômico e Fiscalização. Profissionais, empresários e autoridades da região participaram para esclarecer dúvidas e agregar conhecimento repassados pelos painelistas da Câmara Especializada de Agronomia do Conselho e de técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado (SEAPI).

Um dos temas debatidos foi sobre a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (Sig@), um sistema online que fornecerá aos profissionais de ciências agrárias um banco de dados atualizado para emissão da receita agronômica e que tem integração da Seapi com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental RS (Fepam) e o CREA-RS. O Eng. Agr. Rafael Friedrich de Lima, chefe da divisão de insumos e serviços agropecuários da Seapi, foi quem explicou sobre o assunto.

Segundo o coordenador da Comissão de Agronomia de Lajeado, Eng. Agríc. João Irineo Dresch, este é um tema polêmico e a população tem interesse em acompanhar e saber mais da legislação e do sistema de fiscalização. “Muitas pessoas que trabalham na parte operacional da emissão de receituário agronômico tinham dúvidas, por isso esse canal entre o CREA e os profissionais é fundamental”, afirmou.

A Norma de Fiscalização 02/2015, que trouxe mudanças na numeração da receita agronômica, também foi um dos temas enfocados. A nova numeração é disponibilizada pelo CREA após o pagamento da ART de receituário. A numeração é do profissional e não mais da empresa. Ao acessar o SIG@ o profissional deverá informar o número da ART e o número da receita daquele intervalo recolhido.

A Receita Agronômica é o documento através do qual o profissional se identifica e prescreve o tratamento preventivo e ou curativo em função de seu diagnóstico, orientando o usuário sobre como proceder ao utilizar um agrotóxico ou outra medida alternativa na defesa sanitária vegetal.