Notícia

Relatório aponta persistência de problemas de ergonomia na JBS


Foi entregue ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em Passo Fundo análise da situação ergonômica do frigorífico JBS Aves Ltda., elaborado durante reinspeção da força-tarefa dos frigoríficos gaúchos. A operação ocorreu de 22 a 24/11. A planta já havia sido inspecionada em janeiro de 2015, ocasião em que foi interditada pelo Ministério do Trabalho (MT). A reinspeção objetivou verificar se a avícola solucionou problemas ergonômicos e de gestão de risco que motivaram sua interdição.

Permanecem os seguintes problemas ergonômicos: inadequação da análise de ergonomia do Trabalho, peso de carga acima do seguro, assentos em desacordo com a Norma Regulamentadora (NR) nº 36, ausência de rodízio de funções, postos de trabalho com mais de 30 ações técnicas por minuto e movimentação inadequada de peso, com inclinação excessiva de tronco.

O documento foi elaborado sob a coordenação da fisioterapeuta do Trabalho e especialista em ergonomia Carine Tais Guagnini Benedet, assessorada pelas fisioterapeutas Sabrina Pereira Zazycki (Cerest Fronteira Noroeste) e Juliane Teixeira (Cerest Macronorte). Ele instruirá procedimento do MPT contra a JBS, sob responsabilidade da procuradora do Trabalho Flávia Bornéo Funck.

Clique aqui para acessar o relatório de inspeção em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: