Engenheiros Agrônomos de Alegrete realizam confraternização de final de ano

Leonardo Cera, presidente da Aeaa, prestigia a homenagem junto aos profissionais alegretenses. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (Aeaa) realizou, na noite do dia 22 de dezembro, no restaurante Busanello, um momento de confraternização entre os sócios e seus familiares. Na oportunidade, foi realizada a primeira apresentação da série “Como é bom ser Engenheiro Agrônomo”, onde o Engenheiro Agrônomo indicado foi o colega Lulo José Pires Corrêa. A ideia desta série de apresentações é criar uma rede de valorização e reconhecimento ao trabalho dos Engenheiros Agrônomos sócios da AEAA, que a cada encontro da entidade contarão como foi sua vida profissional, da formatura até os dias atuais. Ao final de cada evento, o colega que fez a apresentação indicará o próximo colega e assim sucessivamente.

Eng. Lulo , que há poucos meses atrás havia passado por cirurgias complicadas, já se encontra com a saúde totalmente recuperada, dividiu com os colegas um pouco da sua história. Ele nasceu no dia 10/08/1943, na cidade de Pinheiro Machado-RS, e formou-se como Engenheiro Agrônomo na UFSM no ano de 1968, sendo seu trabalho de conclusão de curso na área de melhoramento de sementes. Veio morar em Alegrete, onde conheceu e casou com Josete dos Santos Vargas Corrêa, em 1985, e com quem teve dois filhos, João Vasco e Josiélen Corrêa. Possuem dois netos, João Lulo (2 anos e 5 meses) e  Vicente (8 dias).

Lulo sempre foi muito atuante em sua vida profissional, trabalhou em entidades de pesquisa (Ipagro, atual Fepagro), posteriormente atuou no departamento técnico de vendas e assistência técnica de multinacionais (CIBA GEIGY e BAYER do Brasil). Foi avaliador de imóveis rurais do Banco do Brasil S.A, consultor técnico e assistente técnico de venda da ICI do Brasil e da Staufer do Brasil e Gerente na CAAL Insumos Agrícolas, maior cooperativa de arroz da região, onde se aposentou. Também foi empresário, proprietário da empresa Lulo Agrícola LTDA, que funcionou durante 15 anos com a venda e a representação de produtos agropecuários no comércio alegretense.

Durante sua vida profissional fez diversos cursos de aperfeiçoamento, participou de vários eventos técnicos e recebeu inúmeras premiações de reconhecimento. Em cargos eletivos, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete esteve sempre muito atuante, onde foi eleito 5 vezes presidente, 2 vezes vice-presidente e atualmente exerce a função de membro do Conselho Deliberativo. Foi representante da Aeaa no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí e nos conselhos Agropecuário, Meio Ambiente e Plano Diretor. Na Inspetoria de Alegrete do CREA-RS foi eleito para os cargos de inspetor-chefe, inspetor-tesoureiro, inspetor-secretário e representante da Zonal da Fronteira Oeste, além de diversas outras funções na Câmara Especializada de Agronomia. Atualmente é membro do conselho fiscal da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).

Ao final de sua apresentação, Lulo indicou a colega Engenheira Agrônoma Adriana Vargas para ser a próxima a fazer a apresentação de sua vida profissional e deixou a seguinte mensagem aos colegas que estavam presente “Como Engenheiro Agrônomo, quero transmitir a todos os profissionais votos de continuado sucesso. Acreditemos no que fazemos. Exerçamos essa profissão com responsabilidade, pois o segmento agropecuário brasileiro, que se fortalece a cada dia, precisa muito da dedicação e do empenho de cada um de nós. Desejo aos jovens agrônomos um futuro promissor. Afinal, o Brasil e o mundo precisam de mais alimentos e nós, Engenheiros Agrônomos, sabemos como produzi-los. Exerci nela, durante 50 anos, um espírito de ética profissional, humanismo e de fraternidade, com objetivo de que, os homens ligados às atividades do campo, pudessem contar com minha lealdade e entusiasmo para programar seus princípios e concretizar seus objetivos, buscando a maior prosperidade no agronegócio”.

A Aeaa parabeniza o colega Engenheiro Agrônomo Lulo José Pires Corrêa pela dedicação, empenho e ética que sempre nortearam sua vida profissional e pessoal.