Notícia

RS tem a única entidade inspetora de caldeiras e vasos de pressão do país


Vista geral do equipamento . Créditos: Arquivo AEIERGS

Muitas pessoas ignoram os riscos das caldeiras, tubulações e vasos de pressão e poucos são os que tem formação técnica para fazer inspeções corretamente. Por isto, uma entidade filantrópica, que visasse padronizar as técnicas, estabelecer sistemas e critérios de inspeções, foi a solução encontrada por um grupo de engenheiros ao criarem, em 1988,  no Rio Grande do Sul, a Associação dos Engenheiros Inspetores de Caldeiras, Vasos Sob Pressão e Equipamentos Correlatos do Estado do Rio Grande do Sul (AEIERGS). 

Nestes quase 29 anos de fundação, a associação promoveu consultas técnicas por todo país, chegando até o Uruguai, mas não teve seu exemplo seguido, “ Infelizmente, somos a única entidade do país, e certamente da América Latina”, afirma o Engenheiro Mecânico e de Seg. Trab. Salvador Arias Gonzales, que preside a Associação. As funções vão desde o apoio a usuários dos equipamentos termomecânicos, visando a segurança do trabalhador e das instalações, até a promoção de cursos e eventos para uma melhor formação do profissional.

Empresas pequenas correm maior risco. As dificuldades são muitas: falta de receptividade de alguns empresários, dos trabalhadores, a ignorância de procedimentos de fiscalização e da Norma Regulamentadora Nº 13 (Caldeiras, tubulações e Vasos de pressão), a norma não dá atenção necessária às caldeiras tipo B e C, onde risco é maior. “Além de serem mais vulneráveis a acidentes, estas caldeiras estão instaladas em pequenas empresas, como lavanderias, hospitais e renovadoras de pneus. A sociedade não está mais disposta a pagar com vidas pelo desenvolvimento. Os riscos de instalar e manter caldeiras, tubulações e vasos de pressão não se limitam a questões ecológicas e materiais, muitos trabalhadores já sofreram danos irreparáveis e até morreram em acidentes com estes equipamentos em serviço”, alerta Eng. Gonzales. 

A AEIERGS surgiu com o objetivo de padronizar técnicas, estabelecer critérios e sistemáticas para realizar inspeções, tanto na implantação como na manutenção de tais sistemas. É pioneira no Brasil, formada a partir da união de 42 engenheiros, contando hoje com mais de 260 associados. Como associação profissional regulariza a atuação de engenheiros inspetores a partir de princípios éticos e técnicos, a AEIERGS cumpre sua missão, sempre contribuindo com a classe tecnológica ministrando cursos de inspeção de caldeiras a vapor, tubulações e vasos de pressão.

Fonte: AEIERGS

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: