Empossados novos Inspetores e representantes de Zonal

Inspetores receberem Termos de Posse durante treinamento nesta quarta-feira (11). Créditos: Arquivo CREA-RS

Cento e trinta e dois inspetores tomaram posse na tarde desta quarta-feira (11) em evento realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS). Eles irão atuar nas 44 inspetorias do interior do Estado e na Capital. As posses foram formalizadas durante evento de Capacitação, onde os novos inspetores assistiram apresentações das áreas de fiscalização, contábil, da Gerência das Inspetorias, e uma apresentação sobre as principais ações realizadas pela gestão. Também foram empossados os representantes das 11 Zonais em que estão organizadas as inspetorias. Os representantes tem o mandato de um ano e os inspetores de dois.

Confira as fotos do evento.

Confira a nominata dos inspetores.

Confira a nominata dos representantes de Zonal.

Os Termos de Posse foram entregues pelo presidente do Conselho, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, junto ao 1º vice-presidente (à época), Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite, e aos coordenadores das Inspetorias, Eng. Amb. Nanci Walter e Eng. Civ. Eliseu Porto de Moura. Em sua fala, Eng. Nanci destacou a importância da eleição de colegas que pela primeira vez participam da gestão do CREA-RS junto aos inspetores que já tiverem outros mandatos. “Estamos aqui para trocar experiências”, afirmou. Tendo atuado como inspetora, ressaltou a necessidade de o inspetor ter uma boa representatividade na sua comunidade, se fazendo presente em eventos e reuniões, e mantendo contato com os demais entes públicos. “Não adiante termos um local para a inspetoria com visibilidade, se os inspetores não quiserem mostrar a Inspetoria. Nós somos o representante dos colegas em nossa jurisdição.”

Eng. Ambiental Nanci Walter

Também presente ao ato, o diretor administrativo da Mútua-RS, Eng. Agr. Luiz Claudio Ziulkoski, ressaltou a relevância institucional das inspetorias. “São a relação do CREA-RS com as comunidades regionais.” Citou, ainda, o projeto de se instituir representantes da Mútua-RS juntos às 44 inspetorias. Também destacou o montante de R$ 11 milhões repassados em benefícios aos associados da Mútua no ano de 2016.

Eng. Agr. Luiz Claudio Ziulkoski

Despedindo-se do cargo, o 1º vice-presidente Eng. Vulmar Silveira Leite, agradeceu a todos pelo tempo que passou no Conselho, onde segue com conselheiro na Câmara de Agronomia. Também deu boas-vindas aos novos inspetores. “Vocês irão dar sequência ao trabalho realizado no Crea, que ainda tem muito o que avançar. O sucesso nessa missão é fundamental para o fortalecimento da Engenharia gaúcha e brasileira. O Conselho é um espaço em que se pode, com autonomia e isenção, discutir os rumos das nossas profissões. É uma tarefa desafiadora e grandiosa.”

Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite

Parabenizando os eleitos, Eng. Melvis  reiterou a importância da atuação dos inspetores para uma boa gestão do Conselho. “Temos a certeza que todos irão realizar um excelente trabalho de representação nas nossas 44 Inspetorias”, afirmou. Ressaltou, ainda, a necessidade de engajamento de todos os entes que compõe o CREA-RS. “Somos um Conselho multiprofissional. Temos que ter um novo paradigma, que é deixar o Conselho à frente dos corporativismos de cada grupo. Unidos somos muito fortes.” Falou também sobre o momento de crise pelo qual passa o País e como ele reflete no mercado da Engenharia, que sente seus impactos com uma redução nos postos de trabalho. “O Brasil investe em torno de 2% do PIB em infraestrutura, isso é muito pouco. A Engenharia deve estar unida para defender seus interesses”, afirmoi citando também o Decreto que está para ser publicado pelo Governo do Estado que pode extinguir a obrigatoriedade de contratação de Engenheiros pelo Corpo de Bombeiros.

Eng. Melvis Barrios Junior

Confira a galeria de fotos da Capacitação

Representantes e Inspetores empossados:

Alto-Uruguai

Central