Poder público e entidades buscam retomada da obra da barragem de Arvorezinha

Créditos: Vitor Garcia (Prefeitura de Bagé)

Na tarde desta terça-feira (17), uma equipe da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e representantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) estiveram em Bagé para visitar a barragem da Arvorezinha. O objetivo foi fazer uma primeira verificação para avaliar a possibilidade de retomada da obra.

A Cientec deve fazer novas visitas e analisar a documentação referente à obra para a confecção de um laudo pericial, requisito fundamental para a retomada dos trabalhos. Somente após isso, é que será possível a abertura de licitação, contratação e a concretização da obra em si.

Pela Cientec, estiveram presentes, na oportunidade, o engenheiro Eduardo Mallmann, o geólogo Roberto Vanacôr, gerente do Departamento de Geotecnia da Cientec e o engenheiro José Virgílio Gonçalves, gerente do Departamento de Tecnologia Metal-Mecânica. Representando o CREA-RS estavam o inspetor-chefe Eng. Civ. Antônio Luiz Arla e o conselheiro estadual Eng. Civ. Márcio Marun, que destacou a importância do Conselho estar parceiro "retomada desta importante obra". A participação do CREA-RS foi um determinação do presidente Eng. Melvis Barrios Junior.

Antes da visita, a equipe técnica, imprensa e alguns vereadores reuniram-se na prefeitura para avaliar a medida. "Este é o primeiro passo em busca de uma solução definitiva para um grave problema, que é o abastecimento de água na cidade. O tema já foi alvo de inúmeras promessas, mas hoje, com toda certeza, estamos trabalhando com os técnicos mais sérios do Estado e com uma equipe focada em resolver este anseio da população nos últimos 25 anos. Este laudo que vamos receber da Cientec é o estudo necessário para a retomada da obra. E é importante ressaltar que sem nenhum custo aos cofres públicos", disse o prefeito.

Estudo
Gonçalves, que lidera a equipe da Cientec, explicou que esta foi uma primeira inspeção de outras que ainda deverão ocorrer. "A partir daí, e da análise da documentação, vamos iniciar um plano de trabalho. Só então, poderemos começar a falar em prazos", disse.

Já o diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Volmir Silveira, disse que o laudo deve ficar pronto o mais rápido possível. "Foram contatadas estas entidades pela credibilidade que têm junto à população. O contato foi na semana passada e de pronto eles já atenderam o pedido e já estão aqui. Esta é a nossa prioridade número um, uma questão de honra para este governo", garantiu.
Equipe técnica, vereadores, imprensa e assessores participaram da visita, que contou com a presença do deputado estadual Luís Augusto Lara, que agendou a visita junto à Fundação de Ciência e Tecnologia.

Por: Maritza Costa (Jornal Minuano)