CREA-RS aponta persistência de irregularidades no frigorífico Agrosul

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-RS) apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) relatório de inspeção fiscal realizada na Agrosul Agroavícola Industrial S. A., de São Sebastião do Caí, Município da região Metropolitana de Porto Alegre (RS) localizado a 60 km da Capital. A fiscalização foi parte da operação da força-tarefa dos frigoríficos realizada entre 29/8 e 1º/9, que retornou à fábrica, já inspecionada em junho de 2014. A Agrosul tem termo de compromisso, firmado com o MPT em Novo Hamburgo, em vigência desde outubro de 2014.

O CREA-RS aponta no relatório que persistem irregularidades em aterramento de máquinas e equipamentos, inventário de máquinas, falta de programa de gerenciamento de trabalho em altura, ausência de manutenção de subestações de energia elétrica, sistema de alarme para vazamento de amônia, câmaras frias, torre de resfriamento, linhas de vida, calibração de manômetros e balanças. A empresa não apresentou análise preliminar de risco de todas as máquinas, nem laudo de adequação de máquinas e equipamentos.

O relatório foi elaborado pelo gerente de fiscalização do CREA, engenheiro químico e de segurança do Trabalho Marino José Greco, pela supervisora de fiscalização da Serra/Sinos, Alessandra Maria Borges e pelo chefe do Núcleo de Suporte Técnico, engenheiro Marcelo de Souza. Após a análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas na empresa ou em terceirizadas responsáveis por serviços técnicos prestados ao frigorífico.

Clique aqui para acessar o relatório.