Notícia

CREA-RS e AGERS reúnem-se para tratar das aprovações de PPCI no RS


Outras reuniões devem ocorrer para buscar soluções a impasses com PPCIs . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta terça-feira (31), o presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, esteve reunido com os conselheiros da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), na sede da Agência, no Centro de Porto Alegre. O objetivo do encontro foi iniciar tratativas conjuntas para resolver os problemas que envolvem as liberações dos projetos de Plano de Prevenção e Proteção Contra de Incêndio (PPCI) no Estado. Só no município de Santa Maria, são mais de 10 mil projetos aguardando análise do Corpo de Bombeiros, conforme dado trazido à reunião pelo empresário responsável pela Rodoviária do município, Jorge Aita. 

Para o presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, a principal causa do atraso nas análises é devido à carência de profissionais da área técnica, engenheiros e arquitetos, atuando na Corporação. “O que está ocorrendo em Santa Maria se reproduz por todo o Rio Grande do Sul, pois o Corpo de Bombeiros não conta com pessoal especializado para fazer as análises de PPCI. Esse não é um trabalho para leigos. Então é preciso que o Governo do Estado estruture o Corpo de Bombeiros”, afirmou. Entre as soluções a curto prazo apontou o deslocamento de Engenheiros que estão em outros setores do Estado para atuar com essas análises e a realização de convênios com entidades de classe. 

Citou, ainda, como outra preocupação o Projeto de Lei Complementar 279/2016, protocolado na Assembleia Legislativa, que dispõe sobre a organização do Corpo de Bombeiros que extingue a obrigatoriedade de implementar ao quadro de oficiais do Corpo de Bombeiros profissionais especialistas, como Engenheiros, Arquitetos, Médicos e Geólogos.

Conselheiro-presidente da (Agergs), Alcebíades Santini, afirmou ser o encontro o primeiro de outros que virão. Para ele, é preciso buscar soluções para que as análises sejam regularizadas logo. “Hoje tivemos importantes atores presentes, como o CREA-RS, que balizam nossa discussão e os encaminhamentos que virão. É evidente o custo que a sociedade paga com essas dificuldades.” Santini defendeu que se façam o quanto antes convênios para desafogar as aprovações de PPCI em atraso.

Participaram do encontro, além dos citados, os conselheiros da Agers João Nascimento da Silva, propositor da reunião, e Luiz Dahlem, e os diretor de Qualidade e Jurídico da Agência, Flávio Pereira e Vinícius Ilha, respectivamente. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: