Notícia

CREA-RS realiza visita técnica à barragem Arvorezinha


Grupos de especialistas visitou a obra que se encontra paralisada desde 2013. Créditos: Arquivo CREA-RS

A realização de um estudo técnico sobre a Barragem Arvorezinha foi o motivo que levou um grupo de especialistas, indicados pelo CREA-RS, até a cidade de Bagé/RS, nesta quarta-feira (08). Durante a manhã, eles se reuniram com o prefeito,  Divaldo Lara, para debater o assunto. Na parte da tarde, visitaram a obra que se encontra paralisada desde 2013. Segundo o prefeito, que agradeceu o apoio do Conselho, a retomada da barragem é imprescindível, "pois sua conclusão irá abastecer 100% da cidade que já sofreu diversos anos com fortes estiagens e falta de água para abastecimento".


O objetivo é elaborar um diagnóstico técnico

Formado pelo presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, o diretor financeiro, Geól. Antônio Pedro Viero, o conselheiro Eng. Civ. Carlos André Bulhões Mendes e o inspetor Geól. Thiago Peixoto de Araújo, o grupo tem como objetivo elaborar um diagnóstico técnico sobre a situação em que a obra se encontra e apontar algumas diretrizes para que ela possa ser retomada. Também participaram da agenda o ccoordenador adjunto da Câmara de Engenharia Civil Eng. Civ. e Seg. Trab. Marcio Marun e a presidente da Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos, Eng. Agr. Martha Hamm de Oliveira. 
Melvis reafirmou a importância de o Conselho contribuir com os assuntos relacionados à população local e auxiliar o poder público nos temas que envolvem a Engenharia. “O CREA-RS se sente honrado em participar do estudo e da retomada desta obra tão importante para a região. Queremos ser mais que um órgão fiscalizador e atuar como um órgão representativo na sociedade”, ressaltou. Segundo ele, ainda, após esta visita técnica, será necessário realizar a análise documental e oitivas com os profissionais das empresas que fizeram o projeto e execução da obra da barragem antes do embargo, para estabelecer diretrizes a serem seguidas, e quais recursos serão necessários para finalização do trabalho. 


Diretor financeiro do CREA-RS, que é Geólogo, participou da visita

Para o Eng. Civ. Carlos André Bulhões Mendes, a obra se encontra bastante adiantada, o que facilitará sua retomada em um curto espaço de tempo. “Nossas observações são de forma bastante preliminar, pois ainda precisamos de outros subsídios como os detalhes do projeto e da empresa que o realizou para que possamos concluir esse estudo técnico. Esta vinda, porém, até o local levantou muitos pontos positivos para que ela seja concluída e entregue para a população da região”. Segundo ele, o apoio que a Cientec está dando nesta avaliação das condições também será muito importante para ver as reais condições do que já foi realizado na barragem.

Conselheiro Eng. Civ. Carlos André Bulhões Mendes e o presidente Melvis
O Geól. Antônio Pedro Viero concordou que, aparentemente, a obra não encontrará dificuldades para ser retomada, porém é necessário que se conclua o diagnóstico para que só então se possa afirmar qual sua real situação. “Em uma avalição genérica, sem realização de ensaios, aparentemente não há problemas, sob o ponto de vista geológico e geotécnico. A condição do local é bastante favorável e uma boa porcentagem da obra já foi concluída. Uma obra parada também gera custos e por isso queremos auxiliar neste trabalho para que a prefeitura consiga abrir uma nova licitação e dar andamento a ela”, concluiu ele. 
Por fim, o também Geólogo Thiago Peixoto de Araújo concordou que não parece haver nenhum tipo de problemas na estrutura da obra. “Talvez sejam necessários mais alguns estudos na parte de rochas, mas que deve aparecer nos estudos preliminares e no projeto da barragem, eles serão levados em contar para que possamos concluir o diagnostico técnico. Pelo que parece esta obra tem bastante segurança. Porém, só podemos concluir essa afirmação após as próximas etapas de nosso estudo”, destacou.
O relatório final com todas as informações será entregue para a prefeitura de Bagé em 60 dias, conforme Termo de Cooperação assinado com o Conselho.  

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: