Notícia

Engenheiras gaúchas assumem a coordenação nacional das Câmaras Especializadas


O presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Jr., e as Engenheiras Damaris, Alice e Ivone. Créditos: Arquivo CREA

No Encontro de Lideranças, que ocorre em Brasília, foram eleitos os novos coordenadores nacionais dos fóruns consultivos do Sistema. As lideranças estarão ao longo deste ano à frente das Coordenadorias das Câmaras Especializadas, do Colégio de Presidentes e do Colégio de Entidades Nacionais.

A Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Alice Helena Coelho Scholl foi eleita coordenadora nacional da Engenharia Civil, a Engenheira Florestal Ivone da Silva Rodrigues assume a coordenação nacional da Engenharia Florestal e a Eng. Quím. Damiaris Pinheiro assume a Coordenação Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química, com mandato de um ano.

Doutora em Engenharia Química, coordenadora do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), há seis anos como conselheira no Conselho e no segundo mandato consecutivo como coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ), Damaris Pinheiro agora assume a Coordenação Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química, com mandato de um ano. “Sinto-me honrada pelo voto de confiança dado a mim pelos colegas da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química ao me elegerem coordenadora por votação unânime. Estou feliz e muito incentivada a fazer o melhor trabalho possível. Sei que é um grande desafio, mas creio estar em um momento de minha vida profissional que me capacita para tanto”, afirmou a Engenheira. Damaris também se compromete manter o alto nível dos trabalhos de suas antecessoras do título.

Mestre em Extensão Rural, no seu segundo mandato como conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF) do CREA-RS, coordenadora-adjunta nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) em 2016, neste ano a Engenheira Florestal Ivone Rodrigues foi eleita Coordenadora Nacional da CEEF, sendo a primeira mulher a carregar o título no Conselho e a nível nacional. A Engenheira traduz em duas palavras esta conquista: orgulho e responsabilidade. “Orgulho por ser mulher de uma entidade do interior, a Sociedade Santamariense de Engenheiros Florestais (SOSEF) e responsabilidade, pois a Engenharia Florestal tem muitas demandas dentro do Sistema Confea/Crea, sendo, a mais importante, o fortalecimento das Câmaras Regionais”, enfatizou a conselheira. A Eng. Ivone também destaca a pequena participação de mulheres neste segmento no Sistema. “O fato de ser mulher com cargo de representação vejo como muito importante, pois creio contribuir para atrair a participação de mais colegas Engenheiras para dentro do Sistema”, declarou.

Especialista em Segurança do Trabalho, em acústica e em avaliações e perícias de imóveis, foi a quarta mulher a presidir a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pelotas (AEAP) nos últimos 45 anos de atuação. Ela também é diretora regional sul do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge/RS), reeleita coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-RS e membro da Comissão de Estudo do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Agora, Alice Helena Coelho Scholl foi eleita coordenadora nacional da Engenharia Civil. “A responsabilidade em mim depositada, representando a modalidade de engenharia civil nacionalmente, é muito importante neste momento em que o Brasil atravessa um momento difícil, principalmente, para engenharia”, avaliou Alice. A Engenheira ainda propôs que abrirá discussões sobre as qualificações e melhorias do ensino profissional e da necessidade dos gestores públicos terem a  competência e habilitação técnica. “Tentar melhorar nossa legislação, ajudar o Sistema com todas as coordenadorias a unificar os procedimentos para que todos os CREAs tenham a mesma postura e mesma posição”, enfatizou a coordenadora.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: