Notícia

CREA-RS realiza visita técnica no 1º Batalhão Ferroviário


Engenharia foi o tema da visita. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nos dias 15 e 16 de março, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, acompanhado do Eng. Civ. Sérgio de Paula Couto, inspetor-chefe da Inspetoria de Canela/Gramado, realizaram uma visita técnica ao 1º Batalhão Ferroviário, com a finalidade de conhecer as obras viárias e ferroviárias em andamento pelo Batalhão e a história da construção do Viaduto 13.
Foram mostrados detalhes técnicos do Viaduto do Exército, no Rio Grande do SulConhecido também como Viaduto do Exército, é um viaduto existente na Ferrovia EF-491, Ferrovia do Trigo que liga os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum, no Rio Grande do Sul. A denominação V-13 tem sua origem pelo fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum/RS. Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário durante a década de 1970, a necessidade de sua construção se deu por esse trecho ter um relevo acidentado, tomado por serras e vales. Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, é o maior viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo. A história da Engenharia Militar no sul do País será a matéria da Conselho em Revista, edição de março/abril.
Recepcionados pelo Comandante Ten. Cel. Luiz Carlos Tomaz e Major Engenheiro Riva, a visita visou ainda discutir possíveis convênios para obras no Rio Grande do Sul, semelhantes às que estão sendo realizadas, como a Rodovia da Neve, ligando os municípios de São Joaquim (SC) e Bom Jesus (RS).

Engenheiros foram presenteados com o livro sobre a Engenharia da Construção

Após conhecer as seções de Almoxarifado de Peças, Seção de Desenvolvimento e Controle de Manutenção, Tornearia, Mecânica Leve e Mecânica Pesada, Retífica de Motores, Seção de Baterias, Seção de Correaria, Borracharia, Elétrica, Lubrificação e Lavagem, Pintura e Lanternagem, o Eng. Melvis afirmou que foi uma oportunidade de conhecer melhor os detalhes técnicos da Engenharia Militar e deste Batalhão Ferrovíario que foi instalado iniciamente em Cachoeira do Sul (RS). Depois de passar por algumas cidades gaúchas. Com 162 anos, somente depois de 92 anos foi instalado em Lages (SC). 

"Há muitas obras importantes no Rio Grande do Sul. É importante conhecer também a história da Engenharia Militar no sul do Brasil, que emprega também muitos civis em concurso público", ressaltou.  

Na ocasião, o Tenente-Coronel Luiz Carlos Tomaz Silva, Comandante do 1º BFv, e Oficiais do Estado-Maior acompanharam o presidente Melvis e o Eng. Sergio numa visita pelo Batalhão apresentando seus Marcos Históricos e o Museu Ferroviário, demonstrando um pouco da história do 1º BFv.

O Comandante Tomaz aproveitou a ocasião para presentear a todos com o livro “10º Batalhão de Engenharia de Construção, a história do mais antigo e tradicional Batalhão de Engenharia de Construção do Exército brasileiro. 
Também destacou a importância da visita. “Somos parceiros. O nosso trabalho nunca foi de concorrer com a iniciativa privada, mas somar esforços no sentido de beneficiar as comunidades com construções que melhorem o seu dia a dia. Queremos ser reconhecidos, no âmbito do CMS e do Sistema de Engenharia, como uma OM de excelência, capaz de empregar com eficiência e eficácia os seus meios em situações de crise ou conflito para a execução de obras de engenharia”, afirmou.
 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: