Notícia

CREA-RS fiscaliza Complexo Cultural do Porto Seco


Foi entregue um Termo de Requisição de Documentos. Créditos: Arquivo CREA-RS

O palco dos desfiles das Escolas de Samba de Porto Alegre, que ocorrerão entre os dias 23 (desfile técnico) e 25 de março, recebeu a equipe de fiscalização do CREA-RS na manhã desta segunda-feira (20). A ação busca garantir a maior segurança possível das milhares de pessoas que irão festejar o evento no próximo final de semana.  A equipe do CREA-RS verificou a existência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de projeto e execução das instalações elétricas, shows pirotécnicos, arquibancadas, camarotes, banheiros químicos, geradores, estruturas dos carros alegóricos, além do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) do evento e dos barracões. 

Verificação dos serviços executados que exigem a presença de um responsável técnico

A visita in loco possibilita verificar quais foram os trabalhos executados. A equipe foi recebida por Tania Reis, representante da empresa Impacto Vento Norte, responsável pelos serviços de montagem de palcos, sonorização e iluminação, que recebeu os Termos de Requisição de Documentos e Providências (TRDPs), já que não foi apresentada nenhuma ART dos serviços prestados, referentes a trabalho em altura e aterramento das estruturas, que exigem a presença de engenheiros civis, eletricista e de segurança do trabalho, entre outros. Na ocasião, Tania afirmou que toda a estrutura deste ano, com menos camarotes, estava pronta. “Estamos finalizando a parte de iluminação e som.” 

A equipe de Fiscalização do CREA-RS lamentou a ausência do responsável técnico pelos serviços, o que demandará uma nova ação amanhã (22), pois já se verificou que os extintores nos barracões estão com suas datas de validade de recarga vencidas. 

De acordo com o Eng. Químico Marino Greco, gerente da Fiscalização, na Operação Carnaval, o CREA-RS fiscalizou 341 empreendimentos em todo o Estado. “No caso dos carros alegóricos, é solicitada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de laudo definitivo com as especificações de cada carro, apontando que eles estão adequados e seguros”, afirmou.

Também participaram da ação o chefe do Núcleo de Controle Operacional José Eduardo Macedo, o supervisor Rogério Oliveira e o agente fiscal Gustavo Brasil.

A empresa tem um prazo de 48 horas  para apresentar os documentos. 

Retorno

Na manhã desta terça-feira (22), o supervisor Rogério Oliveira, acompanhado do agente fiscal Gustavo Brasil, retornaram ao Porto Seco, onde receberam as ART da área elétrica, sonorização e luminotécnica, trabalhos sob a responsabilidade de um Engenheiro Eletricista. Na área da pista de desfile, ainda são aguardadas as ARTs dos trabalhos em altura. Já no que se refere aos barracões, ainda existem documentações pendentes. A equipe fará mais uma visita ao local nesta quarta-feira, quando devem ser entregues as ARTs da montagem da área da UPA, do PPCI e da montagem dos carros alegóricos.  

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: