Notícia

CREA-RS entrega relatório ao Sicredi que aponta irregularidades no Crédito Rural


O principal objetivo é otimizar os trabalhos de fiscalização nas atividades de crédito rural. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta segunda (20), o gerente da Fiscalização, Eng. Químico Marino Greco, o agente fiscal Molina e o assessor da Presidência Tec. Agrícola Jeferson Rosa reuniram-se com a Gerência de Crédito Rural do Banco Cooperativo Sicredi S.A., a fim de entregar o resultado da fiscalização sobre o relatório de Créditos Rurais para custeio e perícias referentes à safra verão 2015/2016 em todo o Rio Grande do Sul. No Sicredi, foram recebidos pelo gerente de Crédito Rural da instituição, Eng. Agr. Jonas Braatz, e pelo Eng. Agr. Macgyver Steffen. 

Esta ação só foi possível devido à parceria entre as instituições, que também é estabelecida com o Banrisul, desde 2014. O principal objetivo é otimizar os trabalhos de fiscalização nas atividades de crédito rural, uma vez que, hoje, os agentes fiscais se deslocam a cada agência das instituições financeiras para obterem tais informações. 
O Eng. Marino explica que, neste novo modelo de fiscalização, as informações são analisadas com um cruzamento de dados, ficando para serem diligenciadas irregularidades diagnosticadas. “Desta forma, há maior celeridade, racionalização de custos e otimização do tempo de fiscalização”, avalia.

A maioria das irregularidades constatadas em financiamentos rurais pela fiscalização do Conselho é em relação à falta de um responsável técnico e consequentemente a falta de emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) tanto para o projeto quanto para a execução dos serviços. Para o Eng. Químico Marino, “isso ocorre por causa do desconhecimento e do não cumprimento, por parte do mutuário, da legislação do Sistema de regulamentação das profissões da área tecnológica e da lei de crédito rural 4.829/65”, explica. 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com 118 cooperativas associadas e 1.500 pontos de atendimentos, em 20 Estados do País. Para o gerente de Crédito Rural, Eng. Agr. Jonas Braatz, chama a atenção o número de irregularidades com relação aos laudos e às perícias. “Nós nos colocamos à disposição do CREA no sentido de encontrar uma solução para garantir que as ARTs sejam registradas”, explicou. 

Ressaltou ainda o trabalho da Fiscalização do CREA-RS. “Atuamos em 10 Estados, mas a solicitação das informações sobre projetos de Créditos Rurais para custeio e perícias só ocorre aqui no CREA gaúcho”, revelou.
O encontro avaliou ainda os projetos que não são aprovados e a ART Múltipla.  Assim como ocorreu com o Banrisul, ficou acertada a criação de uma cartilha orientativa com relação ao Crédito Rural. 

Para o gerente do Sicredi, seria importante que o próprio Manual de Crédito Rural (MCR) do Banco Central viesse com a informação sobre os problemas referentes à falta de registro da ART. 
O gerente da fiscalização concordou, acrescentando que, desta forma, “haveria uma padronização dos procedimentos para a liberação dos créditos com a garantia da responsabilidade técnica profissional em todas as instituições financeiras”. 

Um novo encontro deverá ser agendado para dar prosseguimento às orientações da responsabilidade técnica em projetos de Crédito Rural, como a possibilidade de palestra sobre o tema para os gerentes da instituição financeira.  

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: