Notícia

InfoFisc: Fiscalização do CREA-RS na era digital


Treinamento em Santana do Livramento . Créditos: Arquivo CREA-RS

Munidos de celulares, os agentes fiscais do CREA-RS já podem realizar todo o relatório de uma fiscalização na rua, durante a própria ação, tendo ou não acesso a sinal de internet no local. O que permite isso, é um aplicativo desenvolvido pela Gerência de Fiscalização do Conselho, em parceria com a Gerência de T.I: o InfoFisc. Informatização, instrumentalização e geoprocessamento formam o tripé deste projeto, que está substituindo o relatório em papel pelos relatórios digitais nos atos fiscalizatórios.  
Com o uso de aparelhos tablets ou smartphones e de softwares específicos, as coordenadas de localização do empreendimento fiscalizado providas pelo GPS interno do aparelho são instantaneamente gravadas agilizando assim o processo de georreferenciamento e fornecendo importantes informações que embasam análises e tomada de decisões da área. 

O último módulo do programa, que permite o acesso às Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) de forma off-line, visto que até este momento era necessário estar conectado para acesso a essas documentações, foi apresentado nesta terça-feira (21), na Inspetoria de Santana do Livramento. “Esse módulo vem completar o projeto, pois o aplicativo, que já permitia acesso aos profissionais e empresas registradas, mesmo em locais onde não existe sinal de internet, permitirá agora também acessar as ARTs, disponibilizando assim todas as informações necessárias para se concluir a fiscalização no local”, explicou chefe do Núcleo de Suporte Técnico da Fiscalização, Eng. Controle e Automação Marcelo de Souza. 

Treinamento contou com parte prática com fiscais utilizando o aplicativo com auxílio em fiscalizações na cidade

Na ocasião, também foi realizado um novo treinamento para uso do programa com os agentes fiscais das inspetorias de Livramento, Alegrete e Bagé. Também presente, o chefe do Núcleo de Controle Operacional, José Eduardo Macedo, afirmou que o objetivo da Gerência de Fiscalização é de que os relatórios das fiscalizações de rotina sejam todos produzidos por meio do aplicativo. “Esperamos com mais esses treinamentos que todos os fiscais cheguem a um patamar satisfatório de uso, pois não adianta desenvolvermos todo o projeto e ele não ser utilizado no momento das fiscalizações. Desde a implantação até o momento, 60% dos relatórios de fiscalização foram gerados usando o aplicativo off-line, com o acesso as ARTs queremos que esse percentual aumente.”

Para o supervisor da Zonal Fronteira Sudoeste, Mauro Rogerio Castro Brião, responsável pelos agentes fiscais presentes, é necessário quebrar o paradigma da necessidade do deslocamento até a inspetoria para produção e envio dos relatórios de fiscalização. “O celular e o aplicativo InfoFisc imprime maior dinamismo para que os agentes fiscais cumpram suas atividades, quem ainda não está utilizando vai ficar para trás, pois todo o Sistema Confea/Crea vem se informatizando cada vez mais.” 

Também participaram do encontro os inspetores de Santana do Livramento, Eng. Civil Johni Suarez Acosta (chefe), Eng. Elenice Machado do Espírito Santo (secretária) e Eng. Agr. Leonardo Antonio Perez Rissotto (tesoureiro); e os agentes fiscais João Alberto Chaves de Castro (Santana do Livramento), Edson Luis de Souza Rodrigues (Alegrete) e Mario Fernando Moreira Paulino (Bagé). 

Inspetores aprovam aplicativo 

Inspetores também participaram da apresentação do novo módulo e do treinamento para uso do aplicativo
A apresentação do novo módulo do InfoFisc começou por Santana do Livramento, integrada ao treinamento aos agentes fiscais da região, pois, conforme constatado, ainda estão sendo produzidos poucos relatórios de forma informatizada nesses municípios. No primeiro dia do encontro, após uma breve apresentação do conteúdo do programa, foi realizada uma atividade prática, ondo foi executado, por meio de um passo a passo, um relatório completo de fiscalização utilizando o celular. No segundo dia, na quarta-feira (22), agentes fiscais foram auxiliados no uso do InfoFisc em fiscalizações in loco nas áreas urbana e rural da cidade. 

O inspetor-chefe em Livramento, Eng. Civil Johni Acosta, destacou a importância do acompanhamento pelo Sistema do uso das novas tecnologias. “Não podemos ser contrários à inovação, elas vem para auxiliar e devemos nos adequar às novidades”, relatou. Para ele o InfoFisc . “Este é um aplicativo que entrou para agilizar os processos, no momento dos relatórios, pois no sistema antigo ele precisava voltar para inspetoria e fundamentar todo o processo. Com isso se perdia muito tempo e que o princípio básico do agente fiscal é estar na rua.”

Para a inspetor-secretária, Eng. Civ. Elenice Machado do Espírito Santo, a possibilidade de preenchimento do relatório final já no momento da abordagem da fiscalização permitirá que os agentes fiscais realizem um trabalho mais completo.” Acho que ficou muito dinâmico, por não mais ser necessário repassar tudo para o computador quando chegar na inspetoria.” Considera também que o uso do aplicativo também irá qualificar o trabalho. “Essas descrições vão ficar bem mais realistas”, afirmou. 

Eng. Agr. Leonardo Rissotto, Inspetor-tesoureiro, afirmou que sempre defendeu uma maior informatização da Fiscalização. “Em outras gestões sempre cobrei que a tecnologia está à disposição e deve ser utilizada, para facilitar e agilizar o trabalho. Hoje está tudo ali no nosso celular. E agora com a possibilidade de acessar os dados e preenchimento no modo off-line, não terá lugar em que não poderá ser feito o relatório. É tudo que queremos, agilidade com segurança.” Considerou o aplicativo de fácil manuseio. “Qualquer pessoa que pelo menos maneja um celular e com um treinamento não terá porque não utilizar e não ser eficiente nessa tarefa. Acho que esse vai ser o grande passo da fiscalização no Estado.”

Zonais Metropolitana (foto), Alto Uruguai e Planalto também passaram por treinamento

Novidades da última versão do InfoFisc 
- Download de todas as ARTs registradas por Inspetoria
- Consulta off-line das ARTs
- Criação e preenchimento de um relatório a partir da ART 
 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: