Engenharia da Construção é tema de capa da Conselho em Revista

Créditos: Arquivo CREA-RS

A edição março/abril da publicação do CREA-RS traz vários temas importantes para a área tecnológica. Na reportagem de capa, abordamos a Engenharia de Construção, que colabora com o desenvolvimento nacional, construindo estradas de rodagem, ferrovias, pontes, açudes, barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras. De Cachoeira do Sul (RS) a Lages (SC), e mais de um século de trabalho, o 1º Batalhão de Engenharia Ferroviário possui um vasto acervo de obras e realizações no Sul do País. São mais de 2 mil km de ferrovias, mais de 80 km de implantação e pavimentação de rodovias, 16 km de pontes e viadutos e quase 40 km de túneis ferroviários. O Túnel Nr 21, por exemplo, construído em Roca Sales (RS), é um dos maiores da América Latina e o "Viaduto do Exército", com seus 143 metros de altura e 509 metros de comprimento, também construído pelo Batalhão entre as cidades de Roca Sales (RS) e Passo Fundo (RS), é o segundo mais alto do mundo e o maior do Brasil em extensão.

Na seção Entrevista, abordamos a aprovação da Lei nº 13.425/2017, que define normas mais rígidas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios em estabelecimentos de reunião de público. Para esclarecer os procedimentos no Rio Grande do Sul, conversamos com dois Engenheiros Civis que estiveram à frente da lei gaúcha, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Adriano Krukoski Ferreira, e o deputado Adão Villaverde.

Em Notícias do CREA, o destaque fica pelo prêmio destaque que o Conselho recebeu na  pesquisa Marcas de Quem Decide JC. O Conselho gaúcho ficou em primeiro lugar na categoria Conselhos de Classe Profissional, no quesito Marca Mais Lembrada, com 22,7%. Também apareceu em segundo lugar no quesito Marca com Maior Preferência, com 18,3%.

Raio X da Fiscalização mostra a importância da responsabilidade técnica nos projetos para o Crédito Rural. No mês de março, a Fiscalização entregou ao Banrisul e ao Sicredi relatório referente ao resultado da Ação Estadual de Fiscalização do Crédito Rural, tendo como base os projetos de Crédito Rural, Laudos ou Perícias informados pelas instituições financeiras, Safra Verão 2015/2016.
Promovido pela Coordenadoria das Inspetorias, o Treinamento das Comissões Especializadas e Multimodais de apoio à Fiscalização dividiu os inspetores em grupos por Zonais e foi palco de troca de experiências e esclarecimentos de muitas dúvidas no final do mês de março, saiba mais na seção Por

Dentro das Inspetorias
A primeira Chamada Pública do CREA-RS já tem 42 entidades aprovadas. Conheça as duas primeiras entidades a serem escolhidas, a Associação de Engenheiros Agrônomos de Palmeira das Missões (Aepal) e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos (Aearv).
Os artigos técnicos de cada Câmara Especializada mostram que as atividades dos profissionais do Sistema Confea/Crea são cada vez mais importantes para garantir a segurança da sociedade.
A edição já pode ser acessada no site do CREA-RS. Boa leitura!