CREA-RS realiza palestra para estudantes da PUCRS

Eng. Melvis conversa com alunos da PUCRS. Créditos: CREA-RS

Na noite de quarta-feira (19), o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, esteve na Escola de Engenharia da PUCRS para uma palestra aos estudantes do oitavo semestre da instituição. Cerca de 40 alunos participaram e tiraram suas dúvidas sobre a atuação do Conselho no Rio Grande do Sul.

Melvis foi recepcionado pelo diretor da Faculdade de Engenharia, prof. Dr. Carlos Alexandre dos Santos, coordenador curso de Engenharia de Produção, prof. Dr. Álvaro Gehlen de Leão, e Eng. Edson Zilio, prof. de Ética e Exercício Profissional da Engenharia.

Durante a palestra, o presidente do CREA-RS falou sobre a missão do Conselho junto aos profissionais e empresas registrados. Também, sobre a importância do Salário Mínimo Profissional que é assegurado por lei, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), entre outros temas de interesse dos futuros profissionais. “A Engenharia é um fator determinante para o desenvolvimento econômico de qualquer país, pois é ela a responsável pela criação de outras tecnologias, assim como sua retroalimentação. Atualmente, formamos em média 40 mil Engenheiros por ano, enquanto países como Estados Unidos e Índia formam cerca de 200 mil profissionais”, apontou.

Segundo ele, o Brasil precisa investir na criação de tecnologia própria. “Isso só será possível quando a maior parte dos Engenheiros brasileiros for incentivada a trabalhar em áreas de pesquisa. Hoje, somente 5% dos Engenheiros trabalham neste setor no Brasil, contra uma média de 25% nos EUA e no Japão”, explicou. “Apesar desses dados, nosso País é um mercado gigante e promissor para a Engenharia, temos muito a fazer em todas as áreas, principalmente na infraestrutura e no setor industrial”, finalizou.