Autoridades debatem sobre desenvolvimento sustentável na serra

No próximo dia 08 de maio, no auditório do Campus Canela da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Canela, ocorrerá a segunda edição do evento, no qual serão apresentados os avanços realizados desde a edição anterior, que ocorreu em novembro passado, com destaque para a aprovação do projeto pela Embrapa Nacional, classificado como Projeto Especial Prioritário. Este será o tema do primeiro painel, tendo como palestrante o Engenheiro Agônomo Alexandre Hoffmann, da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, RS.

A Conversão do campo nativo e o desenvolvimento sustentável, será o tema da palestra do professor Wellington Pacheco Barros, de Porto Alegre, abordando a legislação vigente, tendo a participação do Deputado Federal Luiz Carlos Heinze, que integra a Comissão de Agricultura da Câmara Federal, como debatedor, será o segundo tema do evento. É uma resposta à demanda dos municípios, que estão se defrontando com o conflito entre o desejo dos produtores de expansão das atividades e os limites impostos pela legislação ambiental.

O Cadastro Multifinalitário urbano e rural para Planejamento do Uso da Terra e Ordenamento Territorial será abordado pelo Engenheiro Agrônomo Alessandro Regino, que trará experiências do CREA/Viçosa de Minas Gerais. Regino é também presidente do Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável.

A assessora de Gestão Social Andressa Ramos Teixeira será responsável por apresentar as ações desenvolvidas pelo Codeter Campos de Cima da Serra.

Antes do encerramento do evento serão apontados os próximos passos e ações a serem implementados, com a necessária participação e comprometimento das associações dos municípios, a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) e Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER), cujos representantes serão empossados como membros do Grupo Executivo de Inteligência Territorial.

Com  vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.embrapa.br/uva-e-vinho. Mais informações pelo fone 54. 3455.8000 .

O Seminário sobre Inteligência Territorial para o Desenvolvimento Agropecuário Sustentável evento é realizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra, CREA-RS, Embrapa e Ministério da Agricultura  Pecuária e Abastecimento, com o apoio da SICREDI, CREACred, Cooperativa Piá e SENAR-RS.