Notícia

CREA-RS participa do Euro - ELECS 2017


Presidente Melvis na abertura do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Como um dos apoiadores do evento, o CREA-RS, representado pelo presidente Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, participou na noite desta quarta-feira (10) da cerimônia de abertura do Encontro Latino-Americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (Euro-ELECS 2017), que ocorre na Unisinos até o dia 13 de maio.  Participam do evento estudantes e profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura que irão debater e apresentar trabalho acerca do tema “A Sustentabilidade em Tempos de Transformação: Desafios e Oportunidades”.
Dando boas-vindas aos participantes, a presidente da comissão organizadora do evento, Eng. Civ. Andrea Parisi Kern, lembrou que esse é um tema transdisciplinar. “Recebemos mais de 500 trabalhos que foram analisados e cerca de 60% foram aprovados e serão publicados, isso demonstra a força do congresso e a importância do tema”, afirmou.
O criador do evento, Eng. Civ. Miguel Aloysio Sattler, lembrou dos 20 anos de história do Euro-ELECS. “Este evento tem como principal objetivo promover a discussão sobre questões relativas à sustentabilidade no ambiente construído, além de ser um importante cenário para a promoção de encontros e troca de experiências”. No final, ele questionou os participantes sobre o que mudou nesses 20 anos, nas escolas de arquitetura e engenharia?
O presidente Melvis ressaltou a importância do tema. “Nossas edificações não obtiveram uma evolução significativa nas últimas décadas. Nossos métodos precisam avançar assim como o ambiente e o contexto avançou. Esse é o desafio atual e o Euro-ELECS 2017 é uma ótima oportunidade para que novas ideias, técnicas e métodos surjam. Este mercado em ascensão é importante para o futuro das nossas cidades.”
Finalizando a cerimônia, o reitor da Unisinos, Dr. Marcelo Fernandes Aquino,  saudou os participantes, falando das ações que a universidade desenvolve de acordo com o tema, como o novo prédio que foi construído em Porto Alegre, projetado a partir do conceito da sustentabilidade. “Cada vez mais a sustentabilidade se faz necessária no meio acadêmico e abrange todo mundo. A terra é a nossa casa, ou a gente cuida da nossa casa ou morremos. Cuidar da nossa casa significa cuidar da comunidade, cuidar do nosso meio para quando nós passarmos, outras pessoas possam viver nele”, concluiu.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: