Notícia

Armazenagem com Precisão é o novo grupo de trabalho e de pesquisa do Labgrãos


Grupo foi formado na Expoarroz. Créditos: Arquivo Labgrãos

Oficializada, nas dependências do Centro de Eventos, na Expoarroz, a criação do Grupo do Labgrãos "Armazenagem com Precisão". É um grupo de trabalho e de pesquisa do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos do DCTA-FAEM-UFPEL (Labgrãos), concebido e implantado objetivando integrar os diversos componentes do segmento da armazenagem, de modo a estabelecer uma identidade do setor facilitando a interação.

É constituído de duas equipes. A equipe técnica é constituída por especialistas do DCTA e de outros Departamentos da Faem e de outras unidades da UFPEL, e também de outras instituições de ensino e de pesquisa. A equipe de apoio é formada por empresas, instituições e entidades representativas do setor, como associações, sindicatos e federações.

Já fazem parte do grupo "Armazenagem de Precisão" as instituições Unipampa, Unisc, IFSUL-CAVG, IFF-Panambi, IFF-Alegrete, Embrapa, Irga, Epagri, Emater-RS, e Cesa-RS. Entre as entidades, além da Inspetoria do CREA-RS de Pelotas, estão o Senar-Farsul, a Aeapel, o Sindarroz-RS.

Entre as empresas, já fazem parte Kepler Weber, Fockink, GSI, Pagé, Real Máquinas, Cool Seed, Cycloar-Qualygran, Siegert, Procer, Apaw, Protection, Garten, Gebras e Cooperativas Agrícolas.

O grupo  "Armazenamento com Precisão" foi formado, segundo a Labgrãos, porque os avanços da produção agrícola brasileira, num contexto de novos conceitos, como o de cadeias produtivas integradas, têm exposto de forma cada vez mais significativa o gargalo representado pela pós-colheita nessas cadeias, especialmente até o armazenamento, a partir do qual os grãos são destinados para o consumo, a industrialização ou ao comércio, sendo cada vez mais expressiva a exportação.

Além disso, em 2018, o Labgrãos completa 40 anos de atividades de pesquisa, inovação tecnológica, formação e atualização de profissionais na área. Durante todos estes anos, treinou mais de 300 estagiários de graduação e realizou mais de uma centena de dissertações de mestrado e teses de doutorado na temática.

E ainda, mais de 60% dos Auditores Técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos e Fibras foram formados pela equipe do Labgrãos. Também é do Laboratório a responsabilidade técnica do Selo de Qualidade da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap).  

Diante disso, a equipe do Labgrãos decidiu marcar a passagem deste aniversário ampliando a participação científica, acadêmica e tecnológica no setor, em integração com instituições, entidades, produtores, armazenistas, indústria e comércio de grãos, com o compromisso da qualidade. A coordenação do grupo é dos professores Moacir Cardos Elias, Maurício de Oliveira e Nathan Levien Vanier.

Fonte: www.labgraos.com.br/multimidia/noticias/armazenagem-com-precisao-e-o-novo-grupo-de-trabalho-e-de-pesquisa-do-labgraos/24

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: