Projeto da IMED investe no ensino de tecnologia e engenharia

Com o propósito de preparar jovens para o ensino superior e mercado de trabalho o projeto #TeuFuturo, idealizado pela IMED chega a sua 5ª edição. Pelo interesse dos alunos e das empresas parceiras, o ano de 2017 será um marco para a iniciativa. Além de dar continuidade ao projeto na área da Tecnologia da informação (TI), a IMED agregará ao projeto a área da Engenharia Civil. Organizado em formato de oficina, o projeto inicia uma nova edição neste mês de maio. As aulas acontecem nas dependências da IMED Passo Fundo, nos laboratórios de Informática e Engenharia Civil.  Os jovens se reunirão uma vez por semana e seguem até o final de outubro, quando apresentarão um trabalho final.

Com certificação de 100 horas para os participantes, a iniciativa ainda oferece bolsas de estudo e vaga de estágio em empresas da região. Neste ano, o projeto contemplará jovens dos municípios de Passo Fundo, Marau, Tapejara e Carazinho.

Sobre o #TeuFuturo
Lançado em 2013, o projeto foi criado com o intuito de oferecer uma formação básica em ciências da computação para jovens de instituições de ensino público da região norte do Estado. Em 2017, a iniciativa foi aberta também para interessados oriundos da rede privada. Além de encontros semanais com professores da IMED, os estudantes realizam visitas a empresas da região, ação esta que os ajuda a conhecer o funcionamento das instituições, a atuação da área in loco e os profissionais que desempenham a função.

Coordenando o projeto desde 2014, a professora Me. Ariane Mileidi Pazinato, informa que aproximadamente 320 jovens participaram da aula inaugural, que aconteceu dia 4 de maio. No encontro foi explicado o funcionamento do projeto e a ementa dos cursos – área de TI e de Engenharia Civil.

Após a explanação, os interessados em participar do projeto passaram por uma entrevista, onde os professores conversaram sobre alinhamento de expectativas, motivação e interesse pela temática. Foram selecionados, ao todo, 92 estudantes.

A professora informa que a ampliação do escopo do projeto, que agora oferece uma turma voltada para a Engenharia Civil, partiu de um movimento observado ao longo dos anos. “Muitos alunos ingressavam no #TeuFuturo por terem afinidade com algum tema em específico. Com o desenrolar do curso, percebiam era uma atividade fim de outras especialidades, com a engenharia”, coloca a docente.

Remodelado para atender às expectativas e demandas dos alunos ingressantes e do mercado de trabalho, o curso da área de TI contará com a abertura de duas turmas (80 vagas). Já o curso voltado para a área de Engenharia Civil está em sua primeira edição, trazendo assuntos pontuais na área da construção civil de forma bastante dinâmica (40 vagas). Informações completas e inscrições pelo site teufuturo.imed.edu.br.

#TeuFuturo – Ciência da Computação
Os estudantes participam de uma formação em Robótica, Jogos, e Aplicativos. Ao final de seis meses, durante a cerimônia de formatura, os jovens apresentam seus trabalhos finais, que são avaliados por empresas da área da Computação.

Ariane explica que os melhores colocados na certificação recebem uma avaliação comportamental para identificação de perfil, oportunizando um desenho estratégico das áreas de TI para sua carreira. Os participantes que mais se destacarem e realmente se identificarem com a área, podem concorrer a vagas de estágio nas empresas de TI já no primeiro semestre da graduação, sendo encaminhados para contratação em empresas de Tecnologia. Se escolhidos, recebem também uma bolsa de estudos parcial de graduação por 12 meses, concedidas pela empresa concedente do estágio.

IMED #TeuFuturo – Engenharia Civil
Nesta área os estudantes participam de formação em Desenho e Maquetaria, Técnicas Construtivas e Planejamento e Orçamentos, em três módulos integrados ao longo do curso com aulas dinâmicas e práticas.

A coordenadora do Programa da Engenharia Civil, professora Me. Jéssica Flesch Novaes, explica que, assim como já acontece no #TeuFuturo da Ciência da Computação, ao final, todos os participantes também participarão de uma avaliação final. Jéssica ressalta que os alunos que concluírem o curso receberão um diploma na cerimônia de formatura, e também serão direcionados para a seleção de estágio nas empresas parceiras com o benefício de bolsas de estudos de 12 meses no curso de Engenharia Civil, caso selecionados.