Notícia

CREA-RS realiza palestras na Semana Acadêmica da Ideau


Campus de Getúlio Vargas. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, participou nos dias 17 e 18 da Semana Acadêmica da Faculdade (Ideau), onde ministrou duas palestras para os cursos de Engenharia da Universidade. A primeira ocorreu no campus de Getúlio Vargas, na noite de quarta-feira (17), e reuniu cerca de 250 alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia de Produção.

Turma da Engenharia Civil

A segunda foi no campus de Passo Fundo, com a participação de 200 alunos de Engenharia Agronômica. Durante os dois encontros, Melvis apresentou um panorama da Engenharia brasileira, apontando alguns problemas que os profissionais enfrentam nos dias atuais. Também falou sobre o amplo mercado que os futuros Engenheiros terão se o Brasil voltar a crescer, além de abordar o importante papel do Conselho na valorização e defesa da área tecnológica.  
Segundo ele, um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais é a fragmentação na graduação e pouco investimento em criação de tecnologias. “Temos, atualmente, mais de 300 títulos de Engenharia, que na minha avaliação delimitam muito o mercado e atuação dos nossos profissionais. Além disso, não temos investimentos em tecnologia. Somos consumidores de tecnologia estrangeira”, explicou.
Para ele não há país desenvolvido sem uma Engenharia desenvolvida. "Hoje, o País necessita investir em infraestrutura para superar a crise e voltar a crescer. Precisamos de grandes obras no Brasil e os futuros Engenheiros serão os protagonistas desse desenvolvimento, pois a Engenharia é uma das poucas áreas com a capacidades de alavancar uma nação.” 
Melvis ainda falou sobre a importância dos Conselhos para a defesa e fiscalização das profissões, visto que são eles que regulamentam e dão as atribuições legais aos profissionais. Ele também apresentou a estrutura e o funcionamento do Sistema Confea/Crea/ Mútua. “Para atuarem no mercado de trabalho e garantirem seus direitos como a do salário mínimo profissional, os profissionais precisam estar registrados no CREA-RS”, concluiu. 
Para o coordenador do curso de Agronomia da IDEAU – Campus Getulio Vargas, Eng. Agr. Ronaldo Bernardon Meireles, essa aproximação do Conselho com os estudantes é muito importante. “Muitos profissionais se formam e não conhecem a atuação do Conselho, não sabem que ele fiscaliza se as empresas cumprem a Lei do Salário mínimo, por exemplo, além de garantir outros direitos aos profissionais”, ressaltou. 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: