CREA-RS ministra palestra de encerramento da semana acadêmica da Ulbra

Presidente Eng. Melvis Barrios Junior . Créditos: Arquivo CREA-RS

Cerca de 300 alunos dos sete cursos de Engenharia da Universidade Ulbra Canoas participaram da palestra ministrada pelo presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, na última sexta-feira (26), em Canoas. A palestra encerrou as atividades da Semana Acadêmica Integrada das Engenharias e teve como tema o panorama geral da engenharia no Brasil, dando enfoque também para a atuação do Conselho na atividade profissional do engenheiro. Também participaram da atividade, o inspetor-chefe da Inspetoria de Canoas, Eng. Agrônomo Elson Sena, e o conselheiro, Eng. Químico Luis Sidnei Machado.

Em sua explanação, Melvis abordou diversos aspectos que contemplam o mercado no segmento da engenharia, a importância da atividade para o desenvolvimento do país, principalmente no desenvolvimento de tecnologias. "Muitos não sabem, mas é a engenharia que realiza as pesquisas e possui capacidade de desenvolver a nova tecnologia", explicou.

Segundo ele ainda, atualmente o conhecimento científico é o bem mais valioso que existe. "A engenharia é a ciência que gera esse conhecimento técnico e científico. Mas infelizmente apenas 5% dos engenheiros que trabalham no Brasil atuam na área de pesquisa", ressaltou. "Lamento que nossa nação ainda não possui uma política voltada ao mercado de projeto e pesquisa. O Brasil forma cerca de 50 mil engenheiros a cada ano, enquanto que a Rússia, que tem uma população parecida com a nossa, gradua 200 mil no mesmo período", complementou.

Ao final, o presidente falou sobre a importância do trabalho do Conselho em todo o Rio Grande do Sul. “É o CREA-RS que regulamenta a profissão do engenheiro e dá as atribuições legais aos profissionais. Ele também apresentou a estrutura e o funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua e enalteceu a importância da interação do Conselho e as instituições acadêmicas que possuem tais cursos, relembrando que para atuar profissionalmente na área não basta apenas obter a graduação. "A atividade só poderá ser exercida após a efetivação do registro no CREA", ressaltou.

Além das palestras, a Semana Acadêmica Integrada também promoveu visitas técnicas a três empresas e seis minicursos.