AEAPF realiza debate técnico

Créditos: Aeapf

Com o objetivo de reunir profissionais da área oferecendo aperfeiçoamento e valorização, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo (AEAPF) realizou, no dia 6 de junho, um seminário no auditório da Pós-Graduação da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo. Além da demonstração do uso de máquina no campo, foi realizado debate técnico explicando as funcionalidades da máquina.

Conforme conta o presidente da Associação, Eng. Agr. Bernardo Palma, foi apresentado o implemento agrícola Fertillus fabricado pela empresa Montagner. “A máquina propõe descompactar o solo e simultaneamente injetar corretivos e fertilizantes em profundidade no perfil do solo, comprometendo minimamente a cobertura do solo com palha”, explica ele.

Bernardo salienta a importância do processo na recuperação e manutenção da fertilidade dos solos manejados sob plantio direto. "Por isso convidamos o próprio fabricante, estabelecendo também um debate técnico sobre o produto. Realizamos também, com o apoio do representante Paulo Oro, por meio da empresa Mineração Belocal, uma exemplificação dos produtos que podem ser utilizados com o implemento na hora da correção e fertilização dos solos”, conta ele.

Após este momento, o seminário trouxe questionamentos sobre os aspectos técnicos e científicos referentes à compactação do solo e à estratificação de indicadores químicos da fertilidade do solo com o professor da Faculdade de Agronomia da UPF Vilson Antônio Klein. “Ainda discutimos os próximos eventos com os Engenheiros Agrônomos que participaram da tarde. O próximo passo será a demonstração da aplicação dos corretivos e fertilizantes com a avaliação e acompanhamento dos resultados”, salienta o presidente.

No final do evento, ocorreu o debate com a participação de aproximadamente 100 Engenheiros Agrônomos presentes e o comprometimento da Associação dos Engenheiros Agrônomos, do representante da Embrapa, do representante da FAVM e da empresa, no prosseguimento da avaliação do equipamento. O próximo passo será a demonstração da aplicação dos corretivos e fertilizantes com a avaliação e o acompanhamento dos resultados.

A AEAPF já está programada para a realização dos projetos de valorização e aperfeiçoamento profissional dos Engenheiros Agrônomos, com apoio do CREA-RS, para realização de novos eventos técnicos que ocorreram até o mês de maio de 2018.