Coordenadoria de Engenharia Química reunida em Recife

Coordenação Nacional reunida para tratar de questões profissionais. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nos dias 31 de maio a 02 de junho, em Recife-PE, aconteceu a 2ª Reunião da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ), sob a coordenação da Engenheira Química Damaris Kirsch Pinheiro, também coordenadora regional do Rio Grande do Sul.

Foram tratados assuntos inerentes à fiscalização na modalidade Engenharia Química, com orientação pelo incremento de diretrizes de fiscalização para a modalidade, bem como ações no sentido de melhorar a eficiência e a eficácia do processo de fiscalização da Engenharia da Modalidade Química pelos Conselhos Regionais dentro do Sistema Confea/Crea, frente às inovações tecnológicas em implementação nas indústrias (Indústria 4.0).

Em atenção à solicitação do Confea houve uma discussão acerca dos critérios, na modalidade Engenharia Química, a serem utilizados como parâmetro para a verificação da efetiva participação do profissional nas atividades técnicas relacionadas na obra ou serviço, a partir das informações constantes da ARTs registradas, como forma de fiscalizar o acobertamento profissional.

Também foi pauta da reunião a atuação junto à Assessoria Parlamentar do Confea para verificar a possibilidade de aprovação do Projeto de Lei nº 864, de 2011, que visa a inclusão do Engenheiro de Alimentos na carreira de Fiscal Federal Agropecuário (Mapa), buscando a alteração do artigo 28 da Medida Provisória n° 2.229-43 de 6 de setembro de 2001 que dispõe sobre os cargos da carreira dos fiscais federais agropecuários.

Foram discutidas e aprovadas cinco propostas a serem encaminhadas à Comissão de Ética e Exercício Profissional – CEEP, para apreciação.

Estiveram presentes o Eng. Plást. Luis Sidnei Machado, coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-RS, e como convidado da Coordenação Nacional o Eng. Quím. e Seg. Trab. Marino José Greco, além do Analista Técnico Eng. Quím. Djalmo Dias Torres.