Acadêmicos da UniRitter participam de palestra do CREA-RS na Sergs

Eng. Melvis conversa com alunos sobre o papel do profissional da Engenharia. Créditos: CREA-RS

No último sábado (10), o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, ministrou a palestra de abertura do Encontros de Acadêmicos da UniRitter que ocorreu na sede da Sociedade de Engenharia do Estado e teve como tema central a Engenharia de Tráfego. Participaram do encontro, cerca de 100 alunos das engenharias da Universidade, que também contou com a palestra do Eng. João Otavio Marques Neto, abordando a temática Circulação Viária e do Eng. Francisco Horbe, que tratou do tema Transporte na Região Metropolitana da Capital Gaúcha.

Durante a abertura, o atual presidente da Sergs, Eng. Nelson Kalil Moussalle, lembrou que a entidade comemora 87 anos de existência. “Nossa entidade está sempre aberta para receber essa juventude que será nosso futuro”. Nesta mesma linha o presidente já eleito para o próximo mandato, Eng. Luis Roberto Andrade Ponte, reforçou a importância da aproximação da entidade com os futuros profissionais. “Vocês terão o importante papel de construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

Durante sua palestra, Melvis abordou diversos aspectos que contemplam o mercado no segmento da Engenharia, a importância da atividade para o desenvolvimento do país, principalmente no desenvolvimento de tecnologias. " Além do pouco investimento em tecnologia existente no Brasil, hoje temos uma enorme falta de “proteção industrial”, que resulta na venda de empresas focadas em pesquisa e geração de tecnologia, para empresas estrangeiras.", explicou.

Segundo ele ainda, atualmente o conhecimento científico é o bem mais valioso que existe. "A Engenharia é a ciência que gera esse conhecimento técnico e científico. Mas infelizmente apenas 5% dos Engenheiros que trabalham no Brasil atuam na área de pesquisa", ressaltou. Ele ainda destacou a importância do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que está sendo desenvolvido pela Fepam e que deverá mapear as principais características de uso e de aproveitamento ambiental e econômico de todas as regiões do estado do Rio Grande do Sul.

Eng. João Otávio abre o evento e enaltece a inciativa da Sergs e da Uniritter

A segunda palestra do encontro foi ministrada pelo Eng. João Otavio Marques Neto, que tratou da circulação viária e as realidades vividas pelos gestores de trânsito. “Os gestores estão trabalham para oferecer segurança e fluidez aos usuários das vias de circulação, porem deparam-se com elevados índices de motorização, taxas de acidentalidade catastróficas, poluição, desrespeito às leis de trânsito e pouco investimento em educação”, explicou. Frente a este quadro, ele destacou ainda a necessidade de uma maior participação dos técnicos nas áreas de gestão de trânsito e transporte.

Encerrando a atividade, Eng. Francisco Horbe, autor do Plano de Mobilidade de Porto Alegre, tratou do tema Transporte na Região Metropolitana da capital gaúcha, destacando a necessidade de investimentos e a integração entre os diferentes modais como forma de oferecer melhores condições de mobilidade e acessibilidade aos usuários do transporte desta região.