Polo Naval de Rio Grande: fim de um sonho?

O título acima abre a edição maio/junho da Conselho em Revista. A publicação traz uma reportagem da atual situação do tão sonhado polo naval, que foi responsável pela construção de algumas plataformas de petróleo. Mas agora testemunha os bilhões investidos sendo abandonados. Ícones da retomada da indústria naval nacional, Rio Grande e São José do Norte apostaram no crescimento da economia local com a instalação de três grandes estaleiros e do segundo maior dique seco do mundo, voltados à construção de plataformas e navios offshore para a Petrobras.

A experiência e o conhecimento técnico são destaques na entrevista com o Eng. Aeronáutico Ozires Silva, profissional enaltecido por importantes entidades e esferas do poder público, por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Segundo ele, os nossos representantes públicos deveriam considerar os critérios técnicos em suas decisões políticas, pois muitas vezes eles são bem mais consistentes.

Na Palavra do Presidente, o Eng. Civil Melvis Barrios Junior alerta que os profissionais da área tecnológica deveriam acompanhar de perto o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), que está sendo desenvolvido pela Fepam e que deverá mapear e diagnosticar as principais características de uso e de aproveitamento ambiental e econômico no Estado do Rio Grande do Sul.

Em Notícias, fique por dentro das principais ações do CREA-RS, como a sentença favorável que o Conselho obteve contra o Conselho Federal de Química. Diante da sentença, o CREA-RS alerta que os Engenheiros devem procurar o Conselho de Engenharia e Agronomia para efetuar seu registro no exercício de suas profissões.

Com as eleições do Sistema Confea/Crea previstas para 13 de novembro, acompanhe informações, como o calendário eleitoral, editais, resoluções e tantas outras pertinentes ao processo eleitoral em www.crea-rs.org.br.

Com o objetivo de aproximar o CREA-RS dos órgãos municipais, os inspetores – representantes do Conselho no interior do Estado – estão desde o início da gestão da nova diretoria das Inspetorias 2017/2018 realizando visitas institucionais às prefeituras, aos Legislativos e às entidades de destaque nos municípios das regiões de suas jurisprudências.

Braços políticos do Sistema Confea/Crea e com papel de participar na comunidade sobre todos os assuntos que interferem nas profissões, as entidades têm colocado em prática os projetos que as fizeram ser selecionadas nas Chamadas Públicas do CREA-RS. Acompanhe suas atividades nas páginas da Conselho em Revista.

Além da coluna do conselheiro federal pelo Rio Grande do Sul Geólogo Pablo Palma – que traz, com transparência, as principais discussões realizadas no Plenário do Confea –, a partir desta edição, o coordenador do Fórum de Infraestrutura das Entidade do RS, Engenheiro Civil Cylon Rosa Neto, começa a colaborar com a publicação, abordando a conjuntura da área técnica brasileira.

Veja ainda em Nota Técnica o papel da Cientec na fiscalização técnica de obras públicas. É esta fiscalização que garante que o objeto contratado será executado e, posteriormente, recebido no tempo e no modo previstos.

Atividade afim do Conselho, a fiscalização do CREA-RS, além das ações diárias, realiza blitz de fiscalização, como a que ocorreu em Uruguaiana. Em conjunto com a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana do município, os agentes fiscais verificam o Registro de Inspeção Veicular que aponta as condições de manutenção preventiva de segurança de vans escolares.

Contamos em Memória a história dos 40 anos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria. Uma profissão em alta hoje, mesmo na conjuntura política e econômica do Estado.

A edição 120 já está no site do CREA-RS e será distribuída aos profissionais a partir de segunda-feira (19).