ABMS presta homenagem a geotécnico sênior, Claudio Dias

Arquivo EFE Comunicação. Créditos: Arquivo EFE Comunicação

Difusor da Engenharia Geotécnica no Rio Grande do Sul, Claudio Renato Rodrigues Dias, professor aposentado da EE-FURG e geotécnico sênior, foi homenageado pelo Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS. Na ocasião, sua contribuição com trabalhos técnicos e em pesquisas e sua trajetória de vida dedicadas à área foram destacados.

Realizado em conjunto com a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), o evento aconteceu no dia 07 de junho, no salão social da Aprofurg. “Por meio deste evento, a ABMS promove uma maneira inovadora de destacar os profissionais de nossa área. O ano de 2017 será de homenagens a Claudio Dias, que, sem dúvidas, tem um importante papel no desenvolvimento da Geotecnia em nosso Estado, seja por seus estudos ou pela defesa desta especialização da Engenharia”, disse o presidente da ABMS – NRRS, Antonio Thomé.

Reitor em exercício da Furg, Danilo Giroldo destacou a atuação de Claudio Dias como docente e como profissional atento aos anseios da sociedade. “Rio Grande tem o maior dique seco da América Latina e, durante sua construção, o trabalho do professor da EE-FURG foi fundamental para que as obras tivessem sucesso”, apontou Giroldo.

O currículo do professor Dias foi apresentado pelo diretor da EE-FURG, Cezar Augusto Burkert Bastos, com destaque para obras no porto e a efetivação do dique seco, as pesquisas com areia-cinza-cal em habitações e arruamento, entre outras. Também falou sobre o paralelismo entre a atuação do professor e o LGC, onde Dias foi aluno, técnico, professor e coordenador, atuando nos 42 anos do laboratório.
O diretor e a esposa do homenageado, Leda Dias, descerraram uma placa, a ser instalada no LGC, que passará a se chamar “Prof. Dr. Claudio R. R. Dias”.

Durante o evento, também foi realizada palestra do prof. Dr.  Fernando Danziger, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), sobre “Fundações: Relação entre Projeto, Execução e Controles”.

Danziger e Dias foram colegas de doutorado na UFRJ. Ele também deixou sua homenagem ao professor da Furg, destacando o pioneirismo mundial da pesquisa de Dias e a contribuição na Geotecnia do estudo com estacas instrumentadas em argila mole.

Após a palestra, seis alunos (entre eles o filho do prof. Dias, Claudio, também Engenheiro) socializaram lembranças das orientações em trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, e homenagearam o professor que, segundo o diretor Cezar Bastos, continua sendo “nosso consultor, nosso incentivador e nosso inspirador”.

Fonte: EFE Comunicação (Com informações da Assessoria de Imprensa da Furg)