Engenheiro Ozires Silva emociona profissionais em Seminário

Aos 86 anos, Eng. Ozires deu aula de empreendedorismo na apresentação do case da Embraer, considerada uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo!. Créditos: Arquivo CREA-RS

“Temos que transformar o Brasil na terra promissora que queremos para cada um de nós e para nossos filhos. Fomos convocados a não desistir do Brasil e vamos fazer questão de atender efetivamente a esse chamado. Lutem sempre e não desistam nunca!”, bradou o Engenheiro Aeronáutico Ozires Silva durante o Seminário Tecnologia, Inovação e Soberania realizado nesta quinta-feira (22) pelo Senge em parceria com a FNE, com o apoio do CREA-RS.

Aos 86 anos, o ex-presidente da Embraer exaltou a coragem para inovar e a educação como único caminho para a transformação do país durante sua palestra, pela qual foi ovacionado pelo público presente.

Oficial aviador e piloto militar da FAB em 1951, Ozires contou sobre sua trajetória e paixão pela aviação, que o levou a liderar o grupo que criou a Embraer. Mais tarde detectou nicho de atuação na aviação regional norteamericana, iniciando uma jornada rumo ao reconhecimento mundial. Hoje a Embraer é a maior fabricante de aviões executivos do mundo, ocupando espaços extremamente significativos, gerando empregos e receitas para o nosso pais. Recentemente foi convidada pela Uber internacional para promover o protótipo de automóvel do futuro, e é um dos destaques do maior fórum aeronáutico do mundo, realizado em Paris neste ano, com o cargueiro militar KC- 390 e o jato comercial E195-E2.

A sua trajetória é marcada pela busca constante à inovação e à qualificação do conhecimento, permitindo à Embraer atravessar os cortes sofridos durante o governo Collor e a privatização no início dos anos 90. “A empresa foi comprada com capitais nacionais, preservando a propriedade intelectual, e hoje é uma multinacional latina com 20 mil trabalhadores, sendo 3.500 engenheiros dedicados permanentemente à inovação e criação de novos produtos. A Embraer é resultado de intensa dedicação, da estreita ligação do governo com o setor privado e de ousadas decisões de seus líderes”, afirmou Osiris. Hoje a empresa produz aviões de combate para treinamento militar, cargueiros, aviões executivos de transporte aéreo e um amplo espectro de produtos capaz de satisfazer grande parte das necessidades da aviação mundial.

Lideranças do CREA -RS e o Eng. Ozires“Chegamos em um mundo no qual o avanço não nos espera. Temos ainda muito a conquistar. Temos por exemplo, um avião e ainda não alcançamos um automóvel brasileiro. Essa é uma pergunta que precisa ser respondida. Precisamos ter a coragem de romper com o passado e criar coisas novas. Os países emergentes como Coreia do Sul e China encontraram o caminho da educação. Nós precisamos fazer uma revolução na nossa educação, não é possível crescer com tantos analfabetos”, afirmou Ozires.

Se fizermos um balanço do nosso sistema educacional, veremos que não podemos nos desenvolver se não educarmos as pessoas para a geração de produtos de alto valor agregado, porque são eles que conquistam o mercado mundial, disse o engenheiro. “Precisamos refletir e tentar produzir coisas diferentes e que tenham valor. Precisamos de líderes inovadores capazes de arriscar e avançar. Precisamos do governo, da sociedade e da imensa capacidade da educação para transformar, criar ideias e novos caminhos”, afirmou.

O CREA-RS apoia e está presente no Seminário, que celebra os 75 anos de atuação do Senge-RS focada nas questões que envolvem a Engenharia e a sociedade.

Fonte: Senge-RS