CREA-RS empossa inspetores e representantes de Zonais

Empossados 129 Inspetores e 11 representantes de zonal. Créditos: Arquivo CREA-RS

Tomaram posse na manhã desta quinta (10), no Plenário da sede antiga do CREA-RS, representantes das 11 zonais, gestão 2013, e das 43 Inspetorias, gestão 2013/2014, atuantes em todo o Estado gaúcho. A solenidade foi aberta pelo coordenador das Inspetorias, Eng. Agrônomo Bernardo Palma, que deu as boas-vindas aos novos inspetores, destacando o pioneirismo do Conselho gaúcho. “No RS, quebramos paradigmas, pois somos o único Estado que possui uma Coordenadoria das Inspetorias e ainda com participação nas reuniões da Diretoria. Além disso, somos os únicos a realizar eleições para inspetores. Em outras regiões, esses representantes são nomeados”, revelou. Ressaltou ainda a contribuição dos inspetores dentro do Sistema Confea/Crea, convocando-os a participar mais dos problemas de seus municípios e comunidade. Também reivindicou ao presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, um compromisso com as melhorias em muitas sedes no interior do Estado. “É necessária a implantação da descentralização, possibilitando que os profissionais possam obter seus documentos básicos nas próprias Inspetorias”, afirmou, propondo que seja feito um projeto piloto em uma das Inspetorias.
Depois de homenagear o prefeito de Amaral Ferrador, Eng. Agrícola Eliseu Viegas Araújo, também eleito inspetor-chefe de Camaquã, o presidente Eng. Capoani confirmou que já existe um orçamento aprovado para pequenas reformas e reparos contemplando todas as Inspetorias. Com relação à descentralização, ressaltou que, para que esta implantação realmente aconteça, o CREA-RS está investindo em informática, para melhorar todo o sistema para facilitar o trabalho de profissionais e empresas. Aproveitou ainda a ocasião para fazer uma homenagem póstuma ao Eng. Mec. e Eletric. Fúlvio Petracco, presidente do CREA-RS de 1985 a 1987, que faleceu em dezembro de 2012.

Inspetores da Zonal Alto- Uruguai que congrega as Inspetorias de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Três Passos

Salientou ainda sobre a importância do trabalho dos inspetores. “São vocês que colaboram em suas respectivas regiões, contribuem na fiscalização, divulgam a legislação que regula o exercício profissional, ao sugerirem providências e alterações das normas e atos que visam o aperfeiçoamento das atividades do Conselho em suas regiões. Fazem a ligação direta do CREA com profissionais e a sociedade”, ressaltou.
Destacou ainda a participação do Conselho gaúcho como anfitrião da 70ª Soea e do 8º CNP, de 9 a 14 de setembro, em Gramado. “O evento deliberará nosso novo marco legal, com uma legislação aperfeiçoada, além de nortear as competências dos profissionais para o desenvolvimento tecnológico nacional, com o objetivo de valorização profissional e proteção à sociedade”, finalizou. Entre as várias ações realizadas pelo Conselho em 2012, o presidente Capoani apresentou ainda um relatório dos Programas Intensivos de Fiscalização, promovidos em todo o Estado, totalizando 9.531 serviços.

Inspetor Ziukoski saúda os novos inspetores

Eng. Ziulkoski

Com a experiência de vários anos dedicados ao Sistema Confea/Crea, o Eng. Agr. Luiz Cláudio Ziukoski, Inspetor-chefe de Guaíba, se manifestou em nome de todos os inspetores, ressaltando o papel fundamental que os inspetores têm ao representar o CREA-RS em seus municípios. “No começo, entrei meio revoltado porque queria ver como funcionava o Sistema. Depois você vai amadurecendo as ideias e percebe que está colaborando com a sociedade”, contou. Aproveitou a oportunidade para ressaltar o trabalho ousado da gestão do presidente Eng. Capoani e agradecê-lo por colocar cada vez mais o Conselho na mídia, ao alcance da comunidade. “É fundamental que a sociedade saiba as atividades do Conselho, contribuindo para que as nossas profissões sejam cada vez mais valorizadas”, avaliou, ressaltando ainda a importância de se manter a união junto à Coordenadoria das Inspetorias. “Este será um ano de muitas discussões e temos de prestigiar a Soea, em Gramado”, explicou. Para finalizar, convidou os inspetores a participarem mais dos conselhos municipais de suas regiões, para contribuir com as administrações municipais. “A valorização profissional também passa por esta exposição, por esta tomada de decisão”, encerrou.

Também participaram o coordenador adjunto das inspetorias, Eng. Industrial Mec. e Seg. Trab. Roi Rogers, o conselheiro federal Eng. Civil Melvis Barros Junior, o conselheiro federal suplente Eng. Civil Ruy Knorr, o diretor geral e o diretor financeiro da Mútua-RS, respectivamente, Eng. Civil Gilmar Piovezan e Geólogo Antonio Viero.