Notícia

Aspiração coletiva dos municípios gaúchos em prol do RS é tema de livro


Créditos: Divulgação

Um livro com a sistematização das propostas construídas pelos municípios gaúchos durante o Projeto RS 2030 foi lançado no 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Famurs, no dia 6 de julho, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O Projeto RS 2030 teve como propósito estruturar uma agenda para o desenvolvimento do Estado nos próximos 13 anos.  A publicação apresenta o resultado das contribuições de 1.535 prefeitos, secretários, vereadores e lideranças comunitárias de 278 cidades, representando 56% dos municípios gaúchos. O ciclo de debates iniciou em setembro de 2015, em Bagé, e finalizou em junho de 2017, em Piratini.

O coordenador-geral do RS 2030, Jairo Jorge, ex-prefeito de Canoas, apresentou um balanço das colaborações sintetizadas no projeto. Ele acredita que a implantação das propostas elevará o Estado a um novo patamar de desenvolvimento. Lembra que não foi produzido um estudo acadêmico, mas, sim, propostas sólidas. “Ouvimos especialistas, pesquisadores, gestores que traçaram alternativas para superarmos os problemas estruturais vividos pelo Rio Grande. Ao intensificarmos o diálogo entre as diferentes realidades e contrastes do Estado, construímos um mosaico de ideias que representam a aspiração coletiva da sociedade gaúcha”, ressaltou.

O economista Gustavo Grisa, da Agência Futuro, foi responsável pela coordenação-técnica do Projeto RS 2030. 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: