23º CBENC: Estratégia e Gestão em Serviços Profissionais de Engenharia

Tiago Grandi é sócio fundador da GrandiGaray . Créditos: Arquivo CREA-RS

Na palestra magna, na cerimônia de abertura do 23º CBENC ontem (19), o consultor da GrandiGaray Tiago Grandi abriu sua exposição com um convite aos participantes para serem sempre estrategistas.

Tiago Grandi é sócio fundador da GrandiGaray. Atua como estrategista de negócios intensivos em conhecimento. Criador e coordenador do Liderata – Programa de Formação de Lideranças, atua como professor de cursos de pós-graduação e como palestrante e conferencista em temas de estratégia, gestão e liderança.

Desde 2015 dedica-se aos Negócios Intensivos em Conhecimento (NICs) depois de acumular mais de 15 anos de experiência executiva e consultiva nas áreas de planejamento, gestão, marketing, funding, recursos humanos, internacionalização de negócios, entre outros projetos em empresas de diferentes setores da economia.

Grandi destacou o conhecimento dos empreendedores e sua capacidade de inspirar as pessoas.

"Liderança é também uma forma de arte. A questão é onde buscar esse fator", ressaltou. Além da inspiração, Grandi destacou que outro segredo do empreendedor é "a sagrada teimosia", dando como exemplo a sua própria trajetória de vida.

Conceito defendido pelo palestrantePara ele, é preciso integrar os conhecimentos técnicos e os desafios do mercado.  “Estratégia exige que o profissional enxergue no mercado o que os outros não veem ou ainda não viram”, destacou.

“Poucas empresas seguem uma estratégia. A maioria delas segue um condicionamento”, reforçou, com uma frase do indiano Ketan Patel.

Na Engenharia, de acordo com o Grandi, é necessário saber oferecer serviços com vários valores agregados, conhecimento técnicos. “Os valores intangíveis são mais difíceis de serem precificados”, destacou.

"Durante muito tempo a empresa de Engenharia tem sido tratada dentro da caixa dos negócios convencionais. Contudo, os serviços intensivos em conhecimento têm tantas idiossincrasias que é necessário um novo enfoque", disse.

O Eng. Civil João Leal Vivian, um dos coordenadores do evento, e o palestranteAlertou ainda que é muito comum um profissional altamente especializado usar jargão técnico com o cliente. “Mas isto o afasta. É preciso integrar o cliente à realidade de mercado. Quanto mais o cliente ajuda ocorre a cocriação. O que é muito bom para os negócios”, ensinou.

“Mais trabalho, mais conversa com o cliente, mais acúmulo de conhecimento”, defendeu.
No entanto, ressaltou que o conhecimento técnico pode ser algo intangível, mas que precisa ser traduzido no mercado.

“Engenheiro empreendedor e estrategista é um desafio, mas com o conhecimento técnico deste profissional é possível a realização desta arte”, finalizou.

Assista à palestra completa em www.youtube.com/watch?v=O7JXVyg7FJ0&feature=youtu.be