CREA-RS aponta irregularidades no frigorífico Boa Esperança

Conselho participou de operação da força-tarefa na fábrica, em junho. Créditos: Arquivo MPT-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-RS) apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) relatório de inspeção fiscal realizada na Boa Esperança Agroindústria Ltda., de Santo Antônio da Patrulha. A fiscalização foi parte da operação da força-tarefa dos frigoríficos realizada entre 26 e 29/6, que resultou na expedição de recomendação à empresa, estipulando prazos para a adequação das irregularidades mais urgentes encontradas.

O CREA-RS aponta no relatório irregularidades em instalações elétricas, aterramento de máquinas e equipamentos, falta de laudos e programas exigidos pela legislação, ausência de sinalização e cadastro de espaços confinados, inexistência de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), extintores de incêndio vencidos, entre outros. Também autou empresas que elaboraram laudos ou programas sem terem o registro necessário junto ao Conselho.

O relatório foi elaborado pelo gerente de fiscalização do CREA-RS, engenheiro químico e de segurança do trabalho Marino José Greco, pela supervisora de fiscalização da Serra/Sinos, Alessandra Maria Borges, pelo chefe do setor de Planejamento e Controle, engenheiro mecânico Gelson Luis Frare, pelo chefe do Núcleo de Suporte Técnico, engenheiro Marcelo de Souza. Após a análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas na empresa ou em terceirizadas responsáveis por serviços técnicos prestados ao frigorífico.
Veja o relatório completo: http://www.prt4.mpt.mp.br/images/Ascom/2017/07/31/Relatorio-CREA-RS_boa_esperanca.pdf