Notícia

CREA-RS participa dos Seminários Regionais do Alimento Seguro


Eng. Márcio palestra em São Sebastião do Caí. Créditos: CREA-RS

Continuando com a parceria com os órgãos públicos de fiscalização, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia participou, em julho, dos Seminários Regionais sobre Alimento Seguro, sob a coordenação geral do Grupo de Trabalho (GT) Alimento Seguro, organizado pela Central de Abastecimento de Estado (Ceasa/RS), com o apoio Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) e da Emater/RS-Ascar.

O trabalho de fiscalização do CREA-RS foi apresentado em palestra pelo Eng. Agr. Márcio Amaral, analista da Câmara de Agronomia, que abordou a aplicação da Lei 5194/55, a falta de Receituário Agronômico na utilização de agrotóxicos e a missão do profissional nessa atividade. 

A primeira etapa ocorreu na Prefeitura de São Sebastião do Cai, reunindo autoridades locais, representantes das diversas entidades, além de produtores rurais e comerciantes de insumos da região. O objetivo é sensibilizar e orientar a cadeia produtiva de hortaliças e frutas das principais regiões produtoras do Estado sobre a importância da adoção de Boas Práticas Agrícolas (BPAs). 

Durante os seminários, as atividades se voltam para a orientação correta sobre os insumos e suas responsabilidades, além das atribuições das instituições responsáveis pela garantia do alimento seguro. 

Na ocasião, produtores, técnicos e comerciantes de insumos foram orientados sobre as respectivas responsabilidades, com informações sobre competências e atribuições das instituições responsáveis por garantir o alimento seguro. 

Na abertura, o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira, destacou a importância do trabalho em parceria, valorizando a ação das entidades. "O Vale do Caí é um importante polo produtor de frutas e hortigranjeiros sendo fundamental, pelo volume de produtos que saem dessa região para a Ceasa/RS, a união de esforços para que estes alimentos sejam seguros e de qualidade", salientou.

Caxias do Sul

O GT Alimento Seguro é formado por técnicos da SDR/RS, da Ceasa/RS, da Emater/RS-Ascar, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), do Laboratório do Estado, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), das secretarias de Saúde Estadual e Municipal, da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), da Federação da Agricultura do Estado no Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), da Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada a Casa Civil do Governo Federal, entre outros.

Segundo seminário
O segundo seminário ocorreu dia 19/07 no município de Caxias do Sul nas dependências dos pavilhões da Festa da Uva, sendo que após a abertura com a participação de autoridades locais, produtores, escolas agrícolas e órgãos organizadores, a fiscalização do conselho através dos seus representantes realizou a sua apresentação.

Os próximos seminários estão agendados para o dia 16 de agosto, em Viamão, e para o dia 13 de setembro em Terra de Areia. 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: