Notícia

Livro do Eng. Ascânio Vilaverde de Moura tem três lançamentos marcados


Créditos: Pessoal

Um Padre Castelhano de Batina Passou por Alegrete é uma obra de autoria de José Ascânio Vilaverde Moura que tem lançament em mais três municípios gaúchos. O livro relata fatos históricos, quase todos ocorridos na cidade de Alegrete, e tenta fugir, em suas crônicas, das exatidões que a profissão de Engenheiro, muitas vezes engessada pelos vícios que as Ciências Exatas os envolvem. Entra nas relações humanas, trazendo fatos pitorescos, com ironia, em todas as fases de sua vida. Não foge de temas políticos, tem convicção de que o processo de alienação da população e a falta de conhecimento histórico são as principais consequências do distúrbio social, atualmente presente em todas as esferas organizacionais do nosso País. 

O autor cita em seus agradecimentos o CREA-RS, o Senge-RS, a Casa do Alegrete de Porto Alegre, a Confraria da Praça Nova de Alegrete, familiares, amigos e colegas do Sistema Confea/Crea e Mútua pela realização deste evento. 

Mais Informações em Editora: www.murucieditor.com.br
Livro: www.murucieditor.com.br/um-padre-castelhano-passou-por-aleg
Autor: www.murucieditor.com.br/ascanio-vilaverde-moura

 

José Ascânio Vilaverde Moura

José Ascânio Vilaverde Moura é Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, no ano de 1976, natural de Alegrete, onde exerce sua profissão há mais de 40 anos. Casado com Rita de Fátima Gomes de Moura, Farmacêutica Bioquímica, alegretense, formada também no ano de 1976, na UFSM. Possuem dois filhos, Rafael e Lucas. 
Foi presidente, por várias gestões, da Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Alegrete, sendo um dos fundadores da Seaa. Já no início da sua primeira gestão, foi criada umas das primeiras Inspetorias do CREA-RS, no RS, na cidade de Alegrete, integrada na política de interiorização do Sistema. Foi também conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil, por indicação do Sindicato dos Engenheiros do RS, e, em outra ocasião, pela Seaa. Atualmente é inspetor-chefe da Inspetoria do CREA-RS de Alegrete. 
Teve efetiva participação na interiorização da Fepam, especialmente em Alegrete, bem como na criação da Secretaria Estadual  do Meio Ambiente do Estado do RS no início do ano 2000. 
Incentivou e participou, também, da criação de vários Comitês de Bacias no RS, inclusive do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, como agente político do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema-RS). 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: