Carta de Belém encerra a 74ª Soea

Depois de quatro dias de troca de conhecimentos, intercâmbio de práticas entre os diversos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e mobilização da juventude, a 74ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) encerrou os trabalhos no dia 11 de agosto, como um dos eventos mais importantes da área tecnológica nacional neste ano de 2017.

Parte da delegação no encerramento da SoeaAo longo da semana, o evento foi pautado pela temática “A Responsabilidade da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento do País”, com destaque para o cenário socioeconômico e ambiental. Recursos hídricos, tecnologia, equidade de gênero, inserção internacional, pesquisa e inovação, mercado de trabalho, inserção dos novos profissionais foram temas debatidos entre os mais de 3,5 mil profissionais da área tecnológica, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA).

Durante a cerimônia de encerramento, assim como nas edições anteriores, foi apresentada a Carta de Belém em que os participantes oficializam o comprometimento em prol de um Brasil melhor. “Os profissionais do Sistema das áreas de tecnologia, ciência e inovação entendem que com ética e combate à corrupção será alcançado o desenvolvimento sustentável do Brasil. É nossa responsabilidade”, disse o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Ângelo Petto.

Carta de Belém

www.soea.org.br/wp-content/uploads/2017/08/rev.carta74soea.pdf

Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, agradeceu aos participantes e afirmou que “o mais importante dessas discussões e palestras,  que têm uma gama enorme de informações, são os laços de amizade que nos empolgam para participar da próxima”.

O presidente do Crea Pará, Elias Lima, além de agradecer, quebrou o protocolo e chamou as equipes dos Creas do Pará e do Paraná, anfitrião da Soea passada, e do Confea para subir ao palco e receber aplausos.

Já o anfitrião da 75ª Soea, Fernando Dacal, começou o discurso convocando toda sua delegação, como também os presidentes dos Creas presentes na festa de encerramento. “Não poderia deixar de agradecer ao presidente do Confea, José Tadeu, por todo o apoio dado. Em 2018, teremos como eixo temático a missão de voltar a protagonizar o crescimento do Brasil. Não podemos admitir que outras profissões analisem como se deve fazer engenheira. Vamos mudar isso em Maceió com engenharia, agronomia e ética. Seremos o marco dessa virada”, disse Dacal.

Equipe de Comunicação da 74ª Soea