CREA-RS aponta irregularidades no Frigorífico Majestade (Sananduva)

A fiscalização foi parte da operação da força-tarefa dos frigoríficos realizada entre 17 e 21 de julho. Créditos: Arquivo MPT-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-RS) apresentou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) relatório de inspeção fiscal realizada no frigorífico Majestade, de Sananduva. A fiscalização foi parte da operação da força-tarefa dos frigoríficos realizada entre 17 e 21 de julho, que resultou na expedição de recomendação à empresa, estipulando prazos para a adequação das irregularidades mais urgentes encontradas.

O CREA-RS aponta no relatório irregularidades em instalações elétricas, vasos de pressão, linhas de vida e pontos de ancoragem, ausência de dispositivo de alarme em câmaras frias e túneis de congelamento, proteção em máquinas, insuficiências do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Plano de Atendimento a Emergências e Combate a Incêndio (PAE), entre outros. Empresas com registro no Conselho que prestaram serviços ao frigorifico e que não realizaram o registro da anotação de responsabilidade técnica (ART) foram autuadas por estarem exercendo ilegalmente a atividade.

O relatório foi elaborado pelo gerente de fiscalização do CREA-RS, engenheiro químico e de segurança do trabalho Marino José Greco, pela supervisora de fiscalização da Serra/Sinos, Alessandra Maria Borges, pelo chefe do setor de Planejamento e Controle, engenheiro mecânico Gelson Luis Frare, pelo chefe do Núcleo de Suporte Técnico, engenheiro de controle e automação Marcelo de Souza. Após a análise da documentação apresentada, novas fiscalizações poderão ser realizadas na empresa ou em terceirizadas responsáveis por serviços técnicos prestados ao frigorífico.

Confira o relatório em:

Fonte: MPT-RS