Notícia

Responsabilidade Social do CREA-RS: envolver parceiros e fornecedores


Equipe trabalhando na restauração dos pátios do CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

A revitalização do jardim da sede do Conselho atende às diretrizes estipuladas no Plano de Responsabilidade Social, que preconiza fazer sempre mais pelo meio ambiente; envolver parcerias e fornecedores; e promover a categoria profissional. A empresa vencedora do processo licitatório para revitalização é a Ponto Verde Paisagismo. 

Após a conclusão das obras de acessibilidade, foi priorizado o paisagismo no jardim, realizado em dois dias e envolveu os seguintes passos: nivelamento de canteiros, tratamento, podas, plantio, relocação de plantas, divisão de touceiras e limpeza. 

Quem assina o planejamento e a execução do projeto é o Eng. Agr. Luiz Marcio Viuniski. De acordo com ele, o trabalho foi realizado a partir das definições da licitação e da previsão orçamentária. “Para escolha das plantas analisamos diversos quesitos. Aqui no Conselho, um dos cuidados que tivemos é de escolher plantas perenes, rústicas e adaptadas às condições do local. Ademais, por ser um jardim sem grades, numa área com bastante circulação, não poderíamos colocar plantas muito delicadas”, explicou, dizendo que a facilidade na manutenção também foi levado em conta. 

Equipe Ponto Verde Paisagismo

De acordo com a Salete Barbieri, chefe do Núcleo de Ambiente Corporativo e Qualidade, a revitalização do jardim visa o bem de todos. “Queremos tornar o ambiente mais agradável e mais bonito para profissionais, funcionários e colaboradores do Conselho”, explicou. E para quem acha que o cuidado com o jardim é apenas um detalhe estético, Salete garante que o ganho vai muito além disso: “O CREA-RS tem compromisso com a melhoria do meio ambiente e com o bem comum. A nova jardinagem contribui para uma sensação de bem-estar e modernidade de todo o entorno.”

Pátio pronto

A empresa Ponto Verde Paisagismo esta no mercado desde 1991 e atualmente conta com uma equipe de treze funcionários, sendo um administrativo e os demais da área de jardinagem. “Destes, dois trabalham diariamente fixos, um em Condomínio no Jardim Europa e o outro na sede da Gerdau e os demais atuam por equipes nos trabalhos que executamos”, detalha o Eng. Viuniski. A empresa atua com área ambiental, em licenciamentos e laudos, e com manutenção, reforma e execução de jardins.

A revitalização dos jardins do CREA-RS, cuidando da saúde das plantas dos seus jardins, é uma das ações de Responsabilidade Social da entidade. 

Confira informações sobre alguns dos espécimes plantados: 

Tradescantia pallida purpúrea: Também conhecida pelos nomes populares de trapoeraba-roxa, coração-roxo, trapoerabão, e simplesmente, trapoeraba) é uma planta pertencente ao gênero Tradescantia, da família Commelinaceae. Originária do México, possui ciclo de vida perene, filotaxia alterna, cor roxa com tons esverdeados, com flores róseas protegidas por brácteas roxas e tem ainda a presença de tricomas. 

Chlorophytum comosum: Também conhecida como clorofito, é uma planta ornamental nativa da África do Sul muito utilizada como forração no Brasil. Também é conhecida por gravatinha e paulistinha.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: