Notícia

Começa fiscalização do CREA-RS para Expointer 2017


Agente fiscal Raquel Fortes durante fiscalização na Expointer . Créditos: Arquivo CREA-RS

Uma equipe de fiscalização do CREA-RS começou uma ação, na manhã de quarta (23), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A partir deste sábado (26), o local recebe a Expointer, um dos maiores eventos de agronegócios do mundo. O trabalho segue até às 16 horas de sexta-feira (25), com compilação dos resultados ao final da tarde.

São averiguadas as responsabilidades técnicas na montagem das estruturas do evento, com foco nas áreas elétrica, civil e mecânica. Também foi fiscalizado o parque de diversões montado no local. O objetivo é garantir a segurança dos visitantes e expositores, certificando-se de que apenas profissionais e empresas legalmente habilitados estejam à frente dos serviços realizados para receber a feira.

A abertura da blitz ocorreu na sede da Inspetoria do CREA-RS de Esteio, com a presença do inspetor-chefe no município, Eng. Civ. Rubem Enedir Machado Silveira. Participam os agentes fiscais Rafael Berquo, de Esteio; Raquel Fortes Rodrigues, de Canoas; e Alexsandro Marques, de Novo Hamburgo; sob a supervisão de Alessandra Maria Borges.

Todos os relatórios da ação estão sendo feitos no aplicativo InfoFisc, programa informatizado de fiscalização do CREA-RS, gerando um banco de dados georreferenciados dos locais vistoriados.  

No primeiro dia da ação, os três agentes fiscais do CREA-RS alcançaram 109 empreendimentos. Entre eles, os estandes de grandes máquinas, palcos, pavilhões de exposição de animais, pistas de competições e o pavilhão internacional, assim como o parque de diversões que está sendo montado para receber os visitantes da feira. Neste último, o agente fiscal já conferiu as ARTs das áreas de mecânica e de elétrica, com os laudos de segurança e montagem dos equipamentos, e do projeto e execução do PPCI.

Planet Park 

Tiago Nascimento (Planet Park) e Rafael Berquo (CREA-RS)

Responsável pelo Planet Park, Tiago Carvalho Nascimento explicou que conta com o trabalho de um Engenheiro Mecânico e de um Engenheiro Eletricista, que fazem as vistorias, os laudos e as manutenções dos equipamentos do parque, além da parte de segurança do trabalho. Explica que participam da Expointer há seis anos e destaca a importância da presença intensiva dos órgãos fiscalizatórios. 

“Acho que a cada ano que passa a fiscalização tem aumentado e isso tem feito muito bem para os parques de diversões, pois faz uma espécie de filtro. Quem está bem preparado, bem estruturado e com um trabalho sério, vai conseguir ficar no ramo. Agora quem faz de qualquer jeito vai acabar tendo que parar. E isso para o nosso ramo é muito bom, pois garante maior segurança aos usuários. Então, para nós, quando mais fiscalização, melhor”, afirmou. Lembrou, ainda, que a atuação dos agentes fiscais – citando o CREA-RS, os bombeiros e as prefeituras – contribuem para a cada vez maior adequação do parque de diversões. 

Allcomp Geotecnologia e Agricultura

Moacir Kern (Allcomp) e Raquel Rodrigues (CREA-RS)

Contando que a empresa participa da Expointer desde que a feira ocorria em Porto Alegre, Moacir Soares Kern, um dos sócios da Allcomp Geotecnologia e Agricultura, também ressaltou ser importante a fiscalização sobre a responsabilidade pelas montagens de estandes no Parque. Ressaltou que, há oito anos, mudaram de uma casa fixa para as estruturas de estandes. De acordo com ele, este ano ainda mudaram o local em que ficarão permitindo a montagem de um estande maior e em uma área  mais bem localizada. 

“No tempo que mantínhamos a casa não tínhamos toda essa questão de fiscalização, pois era um local fixo. Assim que começamos a montar estruturas móveis e estandes com lona, sempre tivemos o apoio de uma montadora contratada. Então, desde que optamos por essa mudança, contratamos a mesma empresa que sempre cumpre com todos os requisitos legais e de segurança”, explicou. A empresa atua com equipamentos para topografia, equipamentos laser para sistematização de solos, curva de níveis, drones, equipamentos laser para construção civil que serão apresentados na Expointer e foram apresentadas as devidas RRTs de montagem e projeto do estande, pois a RT é de uma arquiteta e urbanista.

Pavilhão do Gado Leiteiro 

Local que abriga a exposição de gado e onde ocorrem os concursos leiteiros da Expointer, o Pavilhão do Gado Leiteiro fica sob a responsabilidade da Associação de Criadores de Gado Holandês. O local conta com estruturas fixas, como o escritório e a sala de ordenha, e com o aluguel de espaços para os estandes dos produtores, que ficam responsáveis pelas estruturas montadas. Rubimar Franco, que é médico-veterinário da Associação, explica que a documentação sobre os PPCIs das “áreas-permanentes” ficam a cargo do Parque. Já os documentos dos demais locais, estandes e baias para animais, ficam a cargo dos expositores que alugam os locais e devem contratar empresas habilitadas para realizar os serviços envolvidos.   

Ele explicou, ainda, que o maquinário para a realização das ordenhas do concurso leiteiro conta com uma estrutura em ferro, que é fixa, e  que a empresa Eurolat fica responsável pela montagem das estruturas de pulsadores e mangueiras, que complementam o equipamento e são instaladas para a Expointer. Após retirado e pesado, o leite das vacas participantes do concurso é colocado em resfriadores e, após, vendido para empresas que se encarregam da coleta. “São cinco ordenhas, sendo que as duas menores são desprezadas e as outras três consideradas, e o animal que mais produziu ganha o concurso leiteiro. Temos um concurso para vacas jovens e uma para adultas, com julgamentos diferentes”, explica. 

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senart)

Pistas de competição

Responsáveis pelas montagens e gerenciamento das pistas equinas; do Guasqueiro, onde ocorrem oficinas; da área de pecuária digital e do Pavilhão dos Bovinos; e da área de Jogo do Campo, localizado no Pavilhão Internacional; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senart), que mantém uma casa fixa no Parque de Exposições Assis Brasil, também recebeu a fiscalização do CREA-RS para encaminhamento das ART’s de projeto e montagem das estruturas, assim como dos PPCIs dos locais. 

De acordo com Ângela Albanas, coordenadora de Feiras do Senar, toda a montagem das estruturas efêmeras é realizada por empresas licitadas a cada ano. “A montagem leva em torno de 20 dias e reúne também os produtores que ficam nos estandes do Pavilhão dos Bovinos. Cada local tem sua finalidade. A casa, por exemplo, é um espaço mais institucional onde ocorrem palestras e reuniões”, explica. Parceiros antigos da Expointer, Ângela Albanas ressalta que observa uma maior preocupação com a segurança. “Estamos sempre preocupados com a adequação às normas existentes.”

Agente fiscal Alexsandro Marques analisa algumas das documentações entregues pela Senar

 

Itens fiscalizados em feiras como a Expointer:

Civil: Projeto, montagem e desmontagem dos estandes; estruturas metálicas
Elétrica: Responsabilidade técnica pelo Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), conforme item 23.1 da NR23; laudo de instalação do grupo gerador e laudo técnico das instalações elétricas
Mecânica e Metalúrgica: Parque de diversões, com o laudo/ teste de estanqueidade da rede de GLP conforme item 4.16.5 da RTT 2017 do CBM-RS e PPCIs

Expointer 

A expectativa da organização é que cerca de 500 mil pessoas visitem a exposição, entre os dias 26 de agosto e 03 de setembro. No parque estarão reunidas os últimos lançamentos da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Além de máquinas, o melhor da genética e as raças de maior destaque criadas no Estado.

O CREA-RS contará com estande institucional para atendimento de profissionais e comunidade visitande da Expointer. No local ocorrerão diversas palestras técnicas. Confira a programação.  

 

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: