Congresso Estadual da Agronomia aprova Carta de Porto Alegre

Legislação e ensino da Agronomia pautaram o segundo dia do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Valorização profissional, fortalecimento do exercício legal do Engenheiro Agrônomo e maior qualificação da profissão no ensino da Agronomia, como o futuro da modalidade, foram a tônica do segundo dia do Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos.

O evento, que ocorreu dias 25 e 26 de agosto no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul, aprovou a Carta de Porto Alegre, com várias propostas que serão levadas ao 30º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), que ocorrerá setembro, em Fortaleza.

Uma das propostas aprovadas é a promoção de ações articuladas e permanentes com Senge-RS e CREA-RS junto aos deputados e senadores envolvidos, pela não aprovação dos projetos de lei em tramitação que retiram atribuições do Engenheiro Agrônomo, especialmente os PLs Nº 1016/2015 e Nº 3423/2012, que tratam da retirada de atribuições na área da zootecnia dos engenheiros agrônomos e concede atribuições de responsabilidade técnica aos biólogos na produção de sementes e mudas, respectivamente e a PL contra o Decreto 4560 de 30 de dezembro de 2002.

A formação e a organização profissional do Engenheiro Agrônomo, buscando elementos que possibilitem repensar de forma pedagógica e política dessa formação e organização profissional, na tentativa responder às demandas atuais e emergentes do setor agrário brasileiro, da segurança ambiental, segurança alimentar e sustentabilidade do processo produtivo.

Este foi o foco que permeou o segundo dia do Congresso Estadual de Agronomia, promovido pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, que também foi por diversas vezes destaque nas falas dos profissionais presentes, que defenderam o resgate da representatividade da Federação nas decisões técnicas da área agronômica no Estado.

Fortalecimento da Sargs esteve entre as manifestaçõesEm sua manifestação, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios, falou sobre a necessidade de o Sistema responder às demandas atuais dos profissionais, como o Ensino a Distância.

Destacou o momento econômico e político que o Brasil vive e da necessidade de o Sistema Confea/Crea e Mútua eleger profissionais com maior representatividade e com posicionamento ético e legal. “O momento pede maior atuação das lideranças da Engenharia”, avaliou.

Delegação de Alegrete estava em grande númeroSugeriu também maior união entre as entidades, para o fortalecimento das profissões do Sistema, reconhecendo que as chamadas públicas, promovidas pelo CREA-RS, contribuíram para as ações e fortalecimentos das entidades.

O diretor administrativo da Mútua-RS, Eng. Agrônomo Luiz Cláudio Ziulkoski, abordou os benefícios da Caixa de Assistência em prol das Entidades de Classe. “Neste ano, a Mútua já liberou 15 milhões, beneficiando ações de valorização e atualização profissional pelo País”, destacou.

Para o representante do Senge-RS no evento, Eng. Agrônomo Vulmar Silveira Leite, o Sistema Confea/Crea precisa cumprir o seu papel em defesa das profissões. “O Engenheiro Agrônomo precisa ter a valorização que merece por estar à frente do desenvolvimento nacional”, alertou.

Moderador do primeiro painel, Organizações da Engenharia Agrônomica, o Eng. Agrônomo Mauro Miguel dos Santos Cirne, presidente da Aeane, sugeriu maior articulação política nas entidades da Agronomia na defesa de suas atribuições profissionais. Sugeriu, inclusive, núcleos específicos dentro do Sistema Confea/Crea para a defesa da profissão.

Fórum dos Coordenadores de Cursos de Agronomia

Neste painel, os coordenadores dos principais cursos de Agronomia do Rio Grande do Sul debateram os pontos fracos e fortes do ensino da Agronomia no Estado, além de apresentarem a estrutura de cada um dos cursos e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino na formação de um profissional preparado para enfrentar as demandas do Brasil.
professor  Sergio Francisco Schwarz, coordenador da Agronomia da UFRGSUma das questões em comum é a aprendizagem deficitária dos perfis de alunos que estão ingressando nos cursos de Agronomia, com muitas dificuldades em matemática por exemplo.

Eng. Eliana Silveira Collares, vice-presidente do CREA-RS e coordenadora do curso de Agronomia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp)
A ideia é que vários outros encontros serão promovidos entre as entidades de classe e as instituições de ensino.

Confira os vídeos da abertura e palestras

ABERTURA DO CONGRESSO ESTADUAL DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

PROGRAMAS E SISTEMAS OPERACIONAIS DE LICENCIAMENTO, OUTORGA E GESTÃO

PROGRAMA ESTADUAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA