CREA-RS realiza Blitz em armazenagem de grãos na região de Palmeira das Missões

Com o objetivo de intensificar a fiscalização na área de silos de armazenagem de cereais em propriedades rurais, para garantir que apenas profissionais e empresas legalmente habilitados sejam responsáveis por estas atividades, visando a segurança alimentar, o CREA-RS promove uma blitz nos municípios abrangidos pela Inspetoria de Palmeira das Missões.

Além de considerar o fato de a região ter sua economia baseada na agricultura, onde há um número expressivo de unidades armazenadoras de cereais, a ação atende ao TAC ao qual o Conselho é signatário e se compromete a realizar fiscalizações para garantir a segurança alimentar.

Na Blitz, que começa nesta terça-feira (29) e vai até dia 31 de agosto, é verificada a regularidade dos profissionais e das empresas que realizam armazenagem de grãos junto ao CREA. Nas propriedades, a fiscalização verifica a existência de unidade armazenadora e o uso de agrotóxico. Quando constada a utilização, é requerida a apresentação das notas fiscais e dos respectivos receituários agronômicos. Quando a documentação não está no local, são entregues as TRDPs de notas e receitas.Também são fotografadas as embalagens dos agrotóxicos e anexadas ao relatório de fiscalização. O preenchimento dos relatórios de fiscalização é realizado pelo InfoFis, gerando um banco de dados georreferenciado da ação.

Equipe de agentes fiscais definem estratégias da ação

Também solicitam as ARTs do projeto orgânico e assistência referente à armazenagem de produtos agrícolas, da manutenção de transformador/subsestação, referente a expurgo e ou desratização, Plano de Prevenção Contra Incêndio, entre outros. São verificados ainda os profissionais responsáveis pelo sistema de irrigação através de pivôs.

A Inspetoria de Palmeira das Missões é composta pelos municípios de Palmeira das Missões, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Cerro Grande, Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Nonoai, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Rio dos índios, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Três Palmeiras, Trindade do Sul e Novo Xingu.