Engenheiro Rogério Dupont assume no COESPPCI representando o CREA-RS

Representante do CREA-RS manifesta-se na reunião do COESPPCI. Créditos: Arquivo CREA-RS

Presidido pelo Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul e composto por mais 24 membros, titulares e respectivos suplentes, entre eles o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS), o Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (COESPPCI) é o órgão superior normativo e consultivo para os assuntos de que trata a Lei Complementar (LC) nº 14.376, de 26 de dezembro de 2013.

As reuniões ordinárias do COESPPCI são realizadas na última quinta-feira de cada mês, na sede das entidades que o compõem, com a participação dos presidentes destas instituições.

No caso do CREA-RS, o Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho Rogério Dupont passa a ser o representante titular do Conselho gaúcho, substituindo o presidente.

Instituído através do art. 9º da LC nº 14.376/2013, encontra-se regulamentado através do Decreto Estadual nº 51.518, de 26 de maio de 2014, Decreto Estadual nº 52.516, de 17 de agosto de 2015 e Decreto Estadual nº 53.189, de 06 de setembro de 2016.

Inspetor-secretário de Bento Gonçalves, o Eng. Rogério atua na área de projetos de PPCI. Para ele, é um momento importante para que os profissionais do Sistema Confea/Crea atuem em conjunto com os bombeiros, visando à implantação das novas medidas, resoluções técnicas. “É preciso batalhar para que haja maior autonomia para a área técnica desenvolver suas atividades”, ressaltou.

Como tem experiência com o Corpo de Bombeiros da região de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre, o Engenheiro acredita que será a oportunidade para levar às reuniões do COESPPCI a realidade dos profissionais da Serra e de outras regiões do Estado.

“É importante também garantir a uniformidade dos procedimentos na aprovação dos PPCIs em todas as cidades, assim como a aplicação das resoluções técnicas”, defendeu.

A reunião de quinta (31) foi coordenada pelo novo Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Cleber Valinodo Pereira, que apresentou os representantes do 1º e 2º CRBDestaca ainda que é fundamental fazer com que os profissionais participem mais do Conselho. “É necessário mais discussão e envolvimento da área técnica nas questões da Segurança Contra Incêndio, em prol da sociedade”, avaliou.

Salienta também ser importante que os profissionais da área tecnológica defendam a desvinculação dos bombeiros da Brigada Militar. “Esta autonomia pode contribuir para a necessidade do conhecimento técnico da Engenharia, que é muito importante nos projetos de PPCIs”, detalhou.

Para o Eng. Dupont, o setor já mostra muitas melhoras. “Hoje, por exemplo, já existem resoluções técnicas para as edificações antigas”, destacou.

No dia 31 de agosto, o Engenheiro participou da reunião da COESPPCI, na qual foi apresentado o novo comandante do Corpo de Bombeiros juntamente com os representantes do 1º e 2º CRB. Todos os membros do COESPPCI se apresentaram ao novo comando. “O Comandante Coronel Cleber Valinodo Pereira deixou a todos os presentes muito confiantes assumindo o compromisso e reconhecendo a necessidade de se trabalhar em busca de prazos adequados quanto ao tempo de análise dos projetos pelo Corpo de Bombeiros, principalmente no 1º CRB de Porto Alegre”, avaliou.

O COESPPCI é composto por 24 membros, titulares e respectivos suplentesO novo Comandante Cel. Cleber mostrou os indicadores de desempenho, informando que em todos os municípios o tempo para analisar PPCI está normal, exceto Porto Alegre, que está com atraso de 300 dias. "Mas temos um plano para resolver o problema, utilizando a experiência bem-sucedida de Caxias do Sul. Para isso trouxe o ex-comandante de lá para ser o sub-comandante daqui", ressaltou.

Também presente na reunião, o Engenheiro Civil e Seg. Trabalho Carlos Wengrover, que permanece como representante suplente do CREA-RS no COESPPCI, destacou que o Conselho gaúcho apoia há muito tempo o Corpo de Bombeiros, de forma especial a separação dos bombeiros da Brigada Militar. "É uma maneira de o Corpo de Bombeiros ter um plano de carreira em que os oficiais poderiam ser Engenheiros, Arquitetos e outras profissões, sem serem obrigados a seguir a carreira jurídica. Há muitos estudantes de Engenharia e Arquitetura no quadro do Corpo de Bombeiros que poderiam ser aproveitados", propôs.

O comandante respondeu que o momento é de transição e que isso seria visto no próximo semestre.

A próxima reunião será na sede da Fecomércio.