Notícia

Ministro do Trabalho visita CREA-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

No final da tarde de sexta-feira (01), o CREA-RS recebeu a visita do ministro do Trabalho, deputado Ronaldo Nogueira.  Gaúcho de Carazinho (RS), o ministro estava acompanhado do deputado Luis Augusto Lara, ambos do PTB. Foram recebidos por vários representantes do CREA-RS e dirigentes de entidades da área tecnológica, como Sinduscon. 

O motivo da visita foi tratar de diversas demandas da área tecnológica que perpassam pelo Ministério, como leis trabalhistas, laudos técnicos de interdição de obras realizados por auditores fiscais não Engenheiros, contribuição sindical, entre outros. 

"Nós estamos trabalhando para que acabem os critérios de natureza monocráticas e que as atividades e decisões dos auditores sejam mais bem conduzidas e regradas", afirmou o ministro sobre o tema de embargo de obras.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Ricardo Sessegolo, lamentou o desligamento do superintendente do Trabalho em Porto Alegre, em virtude do diálogo que as entidades já mantinham. 
O deputado Lara sugeriu uma radiografia das obras embargadas para que o trabalho dos auditores tenha critérios técnicos. 
Os representantes reafirmaram, durante a conversa, que somente os profissionais técnicos possuem habilitação legal e conhecimento especializado para realizarem o embargo de uma obra de Engenharia.

Coordenador da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do CREA-RS, o Eng. Nelson A. Burille também solicitou ao ministro do Trabalho a inclusão de um representante da Engenharia na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), por meio do Confea, que também é uma autarquia pública federal. 

O Eng. Burille salientou ainda sobre a inclusão das atividades das empresas de Engenharia no Simples. "No entanto, essas empresas devem pagar a alíquota de 17%, o que torna sem efeito na prática. Gostaríamos de igualdade com empresas de advocacia e contabilidade, que têm alíquota de 6%", salientou.

Apesar de não ser da área do Ministério do Trabalho, o ministro sugeriu que os representantes do CREA-RS procurassem a Casa Civil.

O ministro ressaltou ainda que o Brasil já apresenta um leve crescimento. “Os empresários começam a acreditar no País depois da aprovação da Reforma Trabalhista. Serão criados mais empregos. A Volkswagen já anunciou um investimento. A General Motors triplicou o investimento em sua fábrica. Além da Nissan, que também pretende investir”, detalhou. 

Após a reunião, o ministro se colocou à disposição dos representantes do CREA-RS.  

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: