Notícia

III Congresso Estadual AEARV debate coletividade e construções para o futuro


Público lotou evento. Créditos: Exata Comunicação

Perante um auditório formado por cerca de 200 profissionais dos segmentos da Engenharia e  da Arquitetura, o III Congresso Estadual AEARV evidenciou alguns dos tópicos mais atuais sobre o tema ‘Coletividade: construções para o futuro’. Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, na Fundação Casa das Artes, especialistas protagonizaram um ciclo de palestras de alto gabarito técnico.

“A programação do Congresso Estadual AEARV foi uma oportunidade imperdível de termos contato com novas ideias, com bons exemplos teóricos e cases de sucesso. Pelo terceiro ano consecutivo, trouxemos até a cidade de Bento Gonçalves nomes que são referência em suas áreas de atuação. Tivemos acesso a informações muito ricas, que poderemos aplicar, no dia a dia, fazendo nossa parte por uma sociedade cada vez mais engajada em sua responsabilidade com a construção de um futuro coletivo”, disse a presidente da entidade, Daniele Artini Gujel Capellari. 

No palco do fórum, Arquitetos como Domingos Pascali, Sarkis Semerdjian, Luiz Merino Xavier, Edson Matsuo e Marcelo Ferraz; os Engenheiros Luiz Carlos Pinto Silva Filho; Marcus Daniel e Daniel Pagnussat e as empresas NEX Group (Engenheiros Raquel H Reck e Luiz Carlos Carini Medeiros); Studio Arthur Casas (Gabriel Ranieri); AT Arquitetura (Arquiteto Tarso Carneiro); Wikihaus Incorporadora (Eduardo K. Pricladnitzki) compartilharam relevantes informações (relembre os destaques a seguir).

Além das explanações dos conferencistas, os participantes puderam conferir novidades em produtos e serviços trazidas por mais de 15 empresas/entidades apoiadoras do fórum. Em mini estandes, esses parceiros expuseram seus lançamentos em espaços temáticos na Rua Coberta de Bento Gonçalves, como atração complementar à programação de palestras. O III Congresso AEARV contou com a presença do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul (SENGE); das empresas Artelana, Byrne, Costaneira, Cristo Rei Materiais Elétricos, Espaco Décor, Friza, Meber Metais, Modelo Vidros, Perlare, Pró-Cor Tintas, Sole Aquecimento, Weiku, Bigfer e Berneck, além da Ascon Vinhedos e da Universidade de Caxias do Sul.

Destaques das palestras:
Mario Biselli - Habitação e Cidade: Fundador do Biselli Katchborian Arquitetos Associados, de São Paulo, explicou que relacionar a arquitetura à habitação e à cidade é inerente às capacidades técnicas do profissional. "Somos Arquitetos Urbanistas por formação, portanto não há nenhuma particular dificuldade em pensar Arquitetura ou cidade. Conhecemos os instrumentos de projeto e a cultura acumulada em torno dos problemas”, justifica. Segundo ele, tanto os edifícios quanto as unidades habitacionais são definidores e qualificadores da cidade e, portanto, devem estar no centro das decisões estratégicas. "Os sistemas de financiamento para a casa própria são conhecidos e vão se aperfeiçoando, mas a qualidade dos modelos urbanos e das unidades habitacionais está ainda muito distante dos padrões internacionais”, avaliou.

 
Luiz Merino Xavier - A preservação do patrimônio como estratégia de desenvolvimento:  "A questão do tombamento precisa ser vista como um investimento”, defendeu o Arquiteto Luiz Merino Xavier, responsável pelo projeto Monumenta, iniciativa do Ministério da Cultura para requalificar os centros históricos urbanos do país. “Primeiramente, claro, como fator de preservação, mas tem essa consequência econômica. Isso pode ser um grande vetor para o desenvolvimento”.
 
Eduardo K. Pricladnitzki - A colaboração como o futuro da incorporação imobiliária: Os novos tempos exigem novos negócios. Assim surgiu a Wikihaus, uma incorporadora que trabalha de forma colaborativa num mercado tradicional como o da construção civil. Nascida com o foco no consumidor moderno, hiperconectado e consciente, exigente e empoderado, independente e opinativo – os chamados millennials –, a empresa escuta o que esses jovens têm a dizer. “O conhecimento não está só dentro da empresa. Ele precisa ser devolvido para a comunidade para que outras pessoas vejam que é possível fazer de outra forma. Ouvir as pessoas não é um diferencial, é uma questão de sobrevivência”, contou o administrador Eduardo Pricladnitzki, sócio da empresa.

Marcelo Ferraz - O passado no presente: Marcelo Ferraz é conhecido por seu desprendimento quanto às questões que envolvem patrimônio e já comprou muita briga com o Iphan. Nada que demovesse de seu estilo de pensar o patrimônio. “Ele não pode ser um bibelô”, disse. “Saudade na Arquitetura não funciona”, emendou. O Arquiteto disse que as cidades precisam ser melhoradas e, portanto, trabalho não falta. “É o projeto que vai conquistar recurso, e não o contrário”. Para ele, a Aarquitetura é um instrumento de ação do homem a favor da sociedade. “É uma ferramenta que usamos para intervir na vida das pessoas”.
 
Gabriel Ranieri: Projeto Studio Arthur Casas: O arquiteto Gabriel Ranieri faz parte do time de Arthur Casas, um dos principais arquitetos contemporâneos do país. Apresentando projetos em escalas variadas e contando um pouco do trabalho do estúdio, que começou mais focado em arquitetura de interiores, Ranieri disse que o pensamento da equipe é desenhar o projeto em sua totalidade – arquitetura, mobília, acessórios e paisagismo. “É preciso entender o que se tem nas mãos para trabalhar, estar atento aos elementos que a situação te dá”, disse. Para Ranieiri, é preciso preocupação além da estética e funcionalidade ao se projetar uma construção. “Nenhum projeto se sustenta sem sua relação com o entorno”.
 

Fonte: Exata Comunicação 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: