Notícia

Presidente e tesoureiro da Apaju integraram comitiva em viagem à Alemanha


Créditos: Arquivo Apaju

Entre os dias 12 e 24 de agosto esteve na Alemanha uma comitiva formada por representantes de diferentes empresas e entidades do município de Ijuí, mantenedoras da Associação DEULA-Brasil. O grupo - formado por sete pessoas - acompanhou dezessete jovens que se deslocaram para o país com a finalidade de participar de intercâmbio de um ano em propriedades rurais alemãs. Tanto os estagiários quanto os membros da comitiva, permaneceram hospedados na sede da escola DEULA-Nienburg, no estado da Baixa Saxônia. Os intercambistas, no entanto, se transferiram para as propriedades rurais no dia 18 de agosto, enquanto que a comitiva continuou na cidade de Nienburg, de onde se deslocou para visitas a propriedades rurais, empresas e instituições diversas. 

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (Apaju) também esteve representada na viagem pelo seu presidente Luiz Volney de Mattos Viau, e pelo tesoureiro, Diego Coimbra, além do Engenheiro Agrônomo associado Egon Eidt. Integraram ainda a comitiva os produtores rurais Elton Eickoff e Roberto Heuser, e os colaboradores da Ceriluz, Dirley Schiavo, contador, e Vilson Wagner, jornalista, este último coordenador do grupo e interprete da língua alemã, também representando a DEULA-Brasil, entidade da qual é secretário.

Entre as atribuições do grupo esteve dar suporte aos dezessete estagiários que permanecerão por um ano na Alemanha e conhecer a infraestrura da DEULA-Nienburg. “O aspecto importante que nós podemos observar é a formação desses jovens, uma formação muito mais ampla, que não está restrita simplesmente a questões tecnológicas, mas eles vão ter a oportunidade de conhecer a cultura, o país, a política, a religião, os princípios éticos e morais e, muitas vezes, os jovens não avaliam essa dimensão.

É uma formação que começa com uma base na tecnologia dentro das propriedades rurais, mas que se estende para outros segmentos, como escolas e universidades, integrando o conhecimento dos agricultores com o conhecimento científico” analisa o presidente Volney Viau.  
Já o tesoureiro Diego Coimbra reforça o fato do intercâmbio promover, não apenas o crescimento técnico dos jovens, mas o pessoal. “Trazemos de lá uma lição muito importante, de que nós precisamos sair um pouco do nosso dia a dia, da nossa rotina e ver como funciona a vida de outras pessoas, de outras culturas, de outros países, pra poder entender os processos e poder tomar as nossas decisões mais acertadas”, conclui. 

No período em que esteve na Alemanha, a comitiva também visitou diversas propriedades, empresas e entidades. Na área de tecnologia o grupo conheceu a Indústria Grimme, produtora de máquinas e implementos para colheita de leguminosas e verduras; a cidade do Automóvel, onde está localizada a Fábrica da Wolkswagen, em Wolfsburg, e a Indústria EEW, em Hannover, que produz energia elétrica a partir da queima do lixo produzido na região, com capacidade de 25 Megawatts (MW) instalados. No setor agropecuário foram visitadas as propriedades das famílias Kriesmann, com 3,5 mil vacas em produção, e Bertran, com criação de 5 mil suínos, também produtora de energia elétrica, sendo 0,711 MW por biogás e 0,25 MW a partir de placas fotovoltaicas. O grupo visitou uma feira agropecuária na região, o Departamento de Horticultura da Universidade de Hannover e a Escola Técnica de Rothenburg, além, claro, da sede da DEULA-Nienburg. A comitiva ainda conheceu a infraestrutura de logística e transporte e a organização social econômica e política do país, visitando cidades como Berlim, Hamburgo e Hannover.

Parte das atividades foi desenvolvida de forma conjunta com uma comitiva de Missiones, Argentina, que da mesma forma como os brasileiros, estava na Alemanha a convite da DEULA-Nienburg acompanhando outro grupo de estagiários, outra oportunidade de troca de experiências, uma vez que a comitiva sul-americana também era formada por Agrônomos e produtores rurais, principalmente. 

O programa de intercâmbio da DEULA-Brasil está com o período de inscrições aberto, se estendendo de primeiro de setembro até 31 de outubro. Detalhes do programa assim como o formulário de inscrição podem ser encontrados no endereço www.deulabrasil.blogspot.com.br, ou ser solicitados por meio do email deulabrasil@gmail.com.  

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: