EESEC: palestra aborda Planejamento Estratégico e Sistema de Gestão

Eng. Oper. Luiz Carlos Dias Garcia. Créditos: Arquivo CREA-RS

“O futuro pertence a um tipo diferente de pessoa, com um tipo diferente de cabeça, aquele que está disposto a perdê-la de vez em quando, fazendo aquilo que foge da rotina.” Com esta frase de Daniel Pink, o Eng. Oper. Luiz Carlos Dias Garcia, conselheiro da Câmara de Engenharia Elétrica do CREA-RS, começou a sua palestra.

Com uma plateia lotada, dentro da programação do XVII Encontro Estadual de Entidades de Classe, que ocorre em Torres, o Eng. Garcia abordou a importância do planejamento estratégico em uma gestão eficiente.

Por que planejar?, questionou o palestrante. “Porque qualquer atividade humana é aleatória que conduz em geral o indivíduo e as organizações a destinos não esperados. O planejamento estratégico é um processo mediante o qual a organização estabelece sua identidade organização, analisa seus ambientes externos e internos, atuais e elabora estratégias orientadas para a sua sustentabilidade”, ensinou.

Continuando, citou outra frase. “O futuro ainda não existe, portanto pode ser criado. Não existe um modelo para poder criar o amanhã. Portanto, podemos interferir neste amanhã com vários posicionamentos para mudar o status quo”, ensinou.

Destacou que em um mundo globalizado e competitivo de hoje, o “Planejamento Estratégico” é a diferença entre a “vida” e a “morte” de uma empresa. “O mercado é veloz e competitivo, não permitindo perda de tempo para tomadas de decisões não previstas. Desta forma, a falta de planejamento custa muito caro e compromete a sobrevivência da organização”, alertou.

Segundo ele, planejar de forma estratégica é a solução, pois somente assim é possível obter informações importantes de mercado, produto, concorrentes, ambiente externo (ameaças e oportunidades), ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos), inovação que o mercado exige projetar o futuro e a sustentabilidade da empresa. “O planejamento estratégico pode definir o caminho para superar os desafios e estabelecer as ações para o desenvolvimento eficaz das entidades”, alertou.

Ressaltou a importância de as organizações conhecerem seu negócio, para estabelecer a sua missão, que é a razão da existência da Organização no seu negócio e não está relacionada ao estatuto social; e a visão, que deve ser resultado do consenso e do bom senso de um grupo de líderes e não da vontade de uma pessoa. “A autoavaliação contínua pode contribuir para alimentar a eficácia dos processos e a efetividade do trabalho das organizações”, ensinou.

Salientou ainda que a estratégia corresponde à definição do propósito da organização. “Um gestor é um bom estrategista sempre que possuir uma elevada capacidade para se antecipar aos concorrentes na descoberta”, apontou.

Balanced scorecard
Metodologia apresentada pelo Eng. Garcia facilita o futuro das empresas. “Ferramenta deve estar alicerçada em projetos e objetivos voltados aos clientes e aos processos internos. O aprendizado e crescimento do seu organismo interno devem ser prioridades”, contou.

De acordo com ele, é preciso elaborar um diagnóstico preliminar, visando responder à pergunta: “Qual a real situação da organização com relação aos aspectos internos e externos”, destacou.

Sistema de gestão
Este conjunto de práticas padronizadas, logicamente inter-relacionadas, tem a finalidade de gerir uma organização e produzir resultados. “Você só tem resultados quando tem um sistema de gestão bem organizado, composto por práticas definidas. No entanto, o sistema de gestão costuma ser um emaranhado de práticas de gestão”, alerta.

Nesse sentido, o Eng. Garcia apresentou alguns sistemas de gestão, para contribuir com a organização das entidades de classe. “Seria importante abordar indicadores dos projetos e não apenas os indicadores de rotina em um modelo de excelência de gestão”, explicou. Depois de finalizar sua palestra falando em motivação, o Engenheiro Garcia respondeu às várias dúvidas do público presente.