Inspetoria Vacaria traz problemática de autuações ambientais na serra gaúcha

Miguel junto aos Engenheiros Everton e Elton. Créditos: CREA-RS

No dia 18 de setembro, o inspetor-secretário de Vacaria, Eng. Agr. Elton Junior de Souza, acompanhado do representante da Zonal Serra, Eng. Agr. Everton Boeira, vieram ao Conselho com a missão de buscar apoio do CREA-RS ao manifesto proposto pelas Associações dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria (Asav), Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) e dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) acerca das autuações aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), referente ao manejo e uso do solo em propriedades rurais. Em alguns casos, segundo o inspetor as multas e embargos superam a faixa de R$ 1 milhão, chegando a R$ 7 mil por hectare de terra.
O Ibama baseia-se na Resolução 423/2010, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre parâmetros básicos para identificação e análise da vegetação primária e dos estágios sucessionais da vegetação secundária nos Campos de Altitude associados ou abrangidos pela Mata Atlântica. Segundo o Eng. Elton, os impactos dessa resolução estão afetando diretamente os agricultores das regiões dos Campos de Cima da Serra e Hortênsias, que estão inseridas no Bioma Mata Atlântica, que caracteriza Campos de Altitude e sua produção rural.
“Os profissionais e autoridades da região vieram pleitear, através da Inspetoria, respaldo e apoio técnico do Conselho nesta situação”, reforçou o inspetor. O Eng. Civil Miguel Vieira, gerente Institucional do Gabinete, recebeu a proposta trazida pelos inspetores e ficou de encaminhar à Presidência para análise e posicionamento do Conselho.