UFSM sedia II Encontro de Gestores de Cursos de Agronomia

Cursos de Engenharia Agronômica em debate . Créditos: Arquivo CREA-RS

Coordenadores de dezenas de cursos de Engenharia Agronômica do Estado participaram, na quinta-feira (05), do II Encontro de Gestores de Cursos de Agronomia do RS, promovido pelo CREA-RS. O evento ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  Na pauta dos debates, críticas à proliferação de cursos de Ensino a Distância para a Agronomia, além de questões de atribuição profissional, currículos das escolas e mercado de trabalho.

Eng. Agr. Bernardo Luiz Palma

Confira a galeria de fotos do evento.

Na abertura do evento, após uma breve introdução realizada pelo coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro) do CREA-RS, Eng. Agr. Bernardo Luiz Palma, o coordenador do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Rurais da UFSM, Toshio Nishijima, se pronunciou destacando a importância de “duas entidades tão importantes na vida profissional dos Engenheiros Agrônomos” estejam unidas. “Contamos com a formação pelos Instituições de Ensino e o CREA pela fiscalização e registro. Trabalharmos em harmoniza é um grande passo para a valorização da nossa profissão.”

Toshio Nishijima

O presidente da Sociedade de Agronomia de Santa Maria (Sasm), Eng. Agr. Valmor Christmann, enalteceu a interiorização do evento do Conselho, que teve a primeira edição realizada na Capital. Agradecendo a presença de todos em Santa Maria, falou sobre os debates ocorridos no Conselho Brasileiro de Agronomia (CBA), realizado em setembro, em Fortaleza (CE), e frisou a necessidade de os profissionais da área agronômica estarem “atentos aos riscos que a profissão corre”, com projetos de lei em tramitação que retiram habilitações dos profissionais, dando como exemplo o Projeto de Lei 1016/15, que, se aprovado, impedirá que futuros Agrônomos e veterinários exerçam a zootecnia.

Eng. Agr. Valmor Christmann

Também presente, o diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM, Irineu Zanella, congratulou estarem na plateia “muitos ex-alunos de sua faculdade de coração: A Agronomia, agora como gestores de cursos”. Afirmou, ainda, a relevância de ser anfitrião de evento como o Encontro de Gestores. “Nossa casa está sempre aberta para recebê-los e ela é de todos nós, do povo brasileiro”. Finalizou ressaltando a importância dos temas propostos. “São mais de 30 cursos de Agronomia e Engenharia Agronômica no Rio Grande do Sul e termos direcionamentos semelhantes é muito válido. Estamos sempre abertos e dispostos a ajudar.”

Irineu Zanella

Encerrando a abertura para dar espaço às palestras técnicas, a presidente em exercício do CREA-RS, Eng. Agr. Eliana Antonia Valente Silveira, que é coordenadora do curso de Agronomia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), afirmou ser uma defensora da educação em sua atuação no CREA-RS. “Estamos na batalha para uma melhor educação e queremos afirmar o grande marco do que se quer como uma formação de qualidade.” Ressaltou, ainda, que o modelo de evento foi apresentado às demais Câmaras Especializadas do Conselho para que se façam debates semelhantes nas outras modalidades.

Eng. Agr. Eliana Antonia Valente Silveira

Finalizou com um alerta sobre o Decreto nº 9.057, aprovado em maio, que trata do Ensino à Distância no ensino superior, trazendo mudanças que considera preocupantes para as Engenharias. “Temos que debater o ensino a distância para vermos como vamos avaliar isso e como essa modalidade vai ser encarada no mercado de trabalho. Vamos sair deste Encontro com novas ideais e com argumentos para lutarmos pela nossa profissão e pela qualidade na educação.”