Notícia

Abertas inscrições para palestra sobre Desenvolvimento Humano da Aeavs


A Aeavs (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale e Serra) promove a palestra Desenvolvimento Humano para Engenheiros, estudantes e profissionais, no dia 28 de outubro. As inscrição terão valor especial para profissionais e associados, R$ 45, e  R$ 65, para público em geral, sendo necessária a pré-inscrição pelo e-mail canela@crea-rs.org.br.

Programação

9h: Recepção
9h15-10h15: Planejamento da vida na situação do Brasil - Felipe Farinon
10h15: Intervalo
10h30-12h: O dever de educar-se - Rafael Falcón
Pausa para almoço
13h30-14h30: Virtudes morais e atividade profissional - Marcus Boeira
14h30-14h45: Intervalo
14h45-16h: Palestra 4: Viktor Frankl e o sentido da vida - Luciano de Jesus
16h15-17h: Painel de discussão
17h: Coquetel de encerramento

Local: ainda a confirmar

Resumo das palestras

Planejamento da vida na situação do Brasil Persuadidos pelas conversas que temos com familiares e amigos, e pelos programas de televisão que assistimos, acreditamos que a vida se resume a ter uma boa profissão, uma família alegre e tempo para descanso. Embora as pessoas sempre tenham valorizado esses bens, nunca a busca por outros tipos de bens se tornou tão inconcebível como aconteceu na modernidade. A pessoa que desconfia existirem objetivos diferentes desses deve virar as costas para a discussão pública e iniciar uma longa investigação para busca-los. Nessa palestra vamos analisar os objetivos de vida do brasileiro médio, e apresentar um método para buscar objetivos mais consistentes.
Felipe Farinon - Graduado em Ciência da Computação pela PUCRS. Trabalha atualmente desenvolvendo sistemas de supervisão e controle para o setor de energia elétrica. O dever de educar-se Num país que alcançou a taxa de 74% de analfabetos funcionais (Inaf 2011), o reinado da estupidez já é uma realidade. Oprimido pela ignorância, própria e alheia, e privado dos meios normais de educar-se, o brasileiro autoconsciente precisa proteger-se e aos seus mediante grande esforço pessoal. A alternativa é extremamente perigosa: viver submisso à estupidez da sociedade em torno, sem dignidade ou esperança. Rafael Falcón - Professor e pesquisador independente, mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Entre a arte e a Razão prática: virtudes morais e atividade profissional Relação entre as virtudes humanas, especialmente a prudência e as virtudes morais, e as atividades profissionais. A conferência pretende estabelecer uma ponte entre a ética das virtudes e a economia. Marcus Boeira - Doutor e mestre pela USP. Professor de Filosofia do Direito e Lógica Jurídica na Faculdade de Direito da UFRGS. Viktor Frankl e o sentido da vida Em oposição ao que sustentam Freud e Marx, ao dizer que as forças motrizes do ser humano são, respectivamente, a sexualidade e a busca de poder, o psiquiatra austríaco Viktor Frankl sustenta que o que move o ser humano é a busca de um sentido para a vida. A liberdade do indivíduo é levada às últimas consequências, portanto, visto que ele é capaz de, mesmo nas condições externas mais radicais e extremas, como as que o próprio Frankl testemunhou durante sua dura experiência no campo de concentração de Auschwitz, escolher o modo como vai reagir diante delas. Luciano Marques de Jesus - Professor titular e Decano Associado da Escola de Humanidades da PUCRS. Graduado em Teologia, Estudos Sociais, Filosofia e Psicologia. Mestrado e Doutorado em Filosofia pela PUCRS.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: